Siemens apresenta cadeia integrada de valor digital para a indústria de bebidas

Na edição deste ano da Drinktec, feira líder mundial da indústria das bebidas que decorre de 11 a 15 de setembro, em Munique, a Siemens vai demonstrar de que forma as indústrias, seja qual for a sua dimensão, podem beneficiar do digital – desde a cadeia de valor nos processos de engenharia até à integração dos equipamentos. 

Siemens apresenta cadeia integrada de valor digital para a indústria de bebidas

A rápida mudança das necessidades dos clientes obriga as empresas a produzir produtos cada vez mais customizados no menor tempo possível, mantendo o mesmo padrão de qualidade e consistência. A resposta está na digitalização, que permite simular, testar e otimizar produtos, processos de produção e até unidades de produção num ambiente completamente virtual recorrendo a um gémeo digital (“digital twin”).

Aproveitando exemplos do setor de lacticínios, cervejarias e refrigerantes, a Siemens dará a oportunidade de experimentar, em primeira mão, a forma como a digitalização melhora a flexibilidade, permitindo a produção em massa de produtos personalizados e individuais.

A Siemens também demonstrará até que ponto já é fácil produzir refrigerantes ou produtos lácteos customizados.

Na Drinktec, a Siemens irá ainda explicar como as empresas podem utilizar soluções de digitalização para responderem com flexibilidade às exigências do mercado. Tendo como foco o setor de lacticínios, as soluções apresentadas na Drinktec abrangem todas as áreas da produção, desde processamento do leite até ao engarrafamento, embalagem e rotulagem.

A Siemens está a abrir caminho para este futuro, recorrendo ao exemplo do processamento do leite – desde o conceito do produto até ao processo de fabrico, incluindo embalagem e rotulagem. Tudo isto graças à automação integrada e à análise dos dados. Os gémeos digitais ("digital twins") de produtos, unidades e linhas de produção são simulados e otimizados utilizando software específico.

Será também possível perceber como KPIs relevantes para toda a linha de produção ou um elemento de processo específico podem ser representados e avaliados, utilizando aplicações específicas disponibilizadas no sistema operativo oT aberto, baseado em cloud, MindSphere.

A Siemens demonstrará ainda como a tecnologia de drone pode ser utilizada para tirar fotografias de instalações existentes, as quais – graças à tecnologia da Bentley Systems, um parceiro da Siemens – podem ser transformadas em imagens 3D. Em seguida, estas imagens são integradas no mundo digital para criar um gémeo digital de uma unidade de produção já existente. Esta tecnologia pode ser aproveitada tanto pela indústria de bebidas como por todas as indústrias de fabrico e de processos para aumentar significativamente a taxa de inovação e a produtividade, bem como definir modelos de negócios completamente novos.

Em Portugal, a Siemens é membro do comité estratégico criado pelo governo para a Indústria 4.0, e tem vindo a estudar junto do tecido industrial português diferentes projetos nesta área em particular, estando já alguns deles em fase de implementação ou de análise final juntos dos clientes.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.