Previsões indicam aumento dos gastos globais de IT em 2023

Apesar de as previsões da Gartner terem recuado em relação ao trimestre anterior, de 5,1% para 2,4%, e de a inflação estar a diminuir os gastos dos consumidores, os analistas esperam que os gastos globais empresariais continuem a ser fortes

Previsões indicam aumento dos gastos globais de IT em 2023

Novas previsões da Gartner indicam que os gastos globais de IT deverão ascender a 4,5 biliões de dólares em 2023, um aumento de 2,4% face a 2022. Os valores representam um recuo face à previsão do trimestre anterior, que indicava um crescimento de 5,1%. Apesar de a inflação continuar a inviabilizar o poder de compra dos consumidores e a reduzir os gastos dos dispositivos, espera-se que os gastos globais empresariais continuem a ser fortes.

Os consumidores e as empresas enfrentam realidades económicas muito diferentes”, reitera John-David Lovelock, VP analyst da Gartner. “Embora a inflação esteja a devastar os mercados de consumo, contribuindo para despedimentos nas empresas B2C, as empresas continuam a aumentar os gastos em iniciativas empresariais digitais, apesar do abrandamento económico mundial”, completa.

Uma economia turbulenta mudou o contexto das decisões empresariais e pode fazer com que os CIO se tornem mais hesitantes, atrasem decisões ou reorganizem prioridades. Vimos isto em ação com a remodelação que está a ocorrer entre algumas empresas B2B, especialmente aquelas que investiram demasiado no crescimento. No entanto, os orçamentos de IT não estão a impulsionar estes turnos, e os gastos de IT continuam a ser à prova de recessão”, continua.

Os analistas preveem que os segmentos de software e serviços de IT cresçam 9,3% e 5,5% em 2023, respetivamente. Já o segmento de dispositivos deverá diminuir 5,1% este ano, pelo que tanto os consumidores como as empresas prolongam os ciclos de atualização de dispositivos.

Durante o auge da pandemia, colaboradores e consumidores fizeram atualizações de tablets, portáteis e telemóveis devido ao trabalho remoto e à educação”, disse John-David Lovelock. “Sem uma razão convincente para uma atualização, os ativos dos dispositivos estão a ser usados durante mais tempo e o mercado está a sofrer”.

As taxas de vagas de emprego têm vindo a aumentar exponencialmente ao longo dos trimestres. A elevada competitividade por talento está a desafiar os CIO a contratar talento qualificado de IT, limitando o crescimento nas empresas que lutam para escalar sem o talento necessário, explica a Gartner.

Ao mesmo tempo, ao passo que os gastos em software aumentam, o mercado de serviços de IT está a crescer à medida que as empresas procuram contratar colaboradores de IT externos para implementações e apoio. Nesse âmbito, a Gartner afirma que os gastos com consultoria deverão atingir os 264,9 mil milhões de dólares em 2023, um aumento de 6,7% face ao ano anterior.

Os CIO estão a perder a competição pelo talento”, disse o analista. “Os gastos com serviços de IT estão a crescer mais rapidamente do que os serviços internos em todas as indústrias. Os trabalhadores qualificados de IT estão a migrar do CIO da empresa para os fornecedores de tecnologia e serviços que conseguem acompanhar o aumento dos requisitos salariais, oportunidades de desenvolvimento e perspetivas de carreira”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.