PMEs que adotam o digital crescem mais

Um estudo mundial da IDC revela que as pequenas e médias empresas que já adotaram o digital viram a sua receita aumentar

PMEs que adotam o digital crescem mais

Esta conclusão está espelhada num novo estudo da IDC, patrocinado pelo SAP, que analisou os dados de 3.210 inquiridos de 11 países, que trabalham em empresas com 10 a 999 colaboradores. O estudo indica que mais de 39 por cento das PME em todo o mundo concordam que “a participação ativa na economia digital será essencial para a sobrevivência da sua empresa nos próximos três a cinco anos”.

As PME em que a receita cresceu 10 por cento ou mais no último ano dizem que estão “bem encaminhadas na aplicação da tecnologia de conexão entre pessoas, dispositivos e empresas” – representando mais de um terço de todas as PME na pesquisa e mais de 45 por cento das PME com 500 a 999 colaboradores.

Pelo menos 50,6 por cento das PME inquiridas em todo o mundo utilizam software colaborativo como resultado da sua transformação digital, fazendo desta tecnologia a mais utilizada pelas PME. Os softwares de CRM e de análise surgem em segundo lugar na lista dos mais utilizados, com pelo menos 38 e 37 por cento das PME em todas as regiões a utilizar a respetiva tecnologia.

Entre 52,5 por cento e 60,2 por cento das PME inquiridas afirmam que as novas soluções de tecnologia permitiram “começar ou continuar a corrigir o fluxo de trabalho e os processos de simplificação das operações e de melhoria da produtividade”.

Este estudo revelou ainda que as PME estão conscientes de determinados riscos e desafios associados à transformação digital. Muitas dessas preocupações foram mais frequentes nas PME da América do Norte, Ásia-Pacifico e EMEA (Europa, Médio Oriente e África). Aproximadamente um quarto (24,7 por cento) das PME na América do Norte, por exemplo, afirmam que têm “feito pouco ou nenhuma atividade” em relação à sua transformação digital.

No que aos riscos e desafios da transformação digital diz respeito, cerca de um terço das PME inquiridas concordam que “as relações pessoais entre os colaboradores da empresa não têm sido fortalecidas pela adoção da tecnologia”, com as PME de maior dimensão a concordarem ainda mais.

Entre 35 e 45 por cento das PME inquiridas estão preocupadas com “a dependência excessiva em relação aos dados na tomada de decisões acertadas”. Esta preocupação foi mais frequente nas PME de maior dimensão.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.