Branded Content

Os novos modelos de negócio suportados em Hybrid Cloud e Multicloud

Os atuais desafios foram transformados em oportunidades para acelerar a transformação digital e suportar os novos modelos de negócio, com foco na inovação e na redução do Time to Value.

Os novos modelos de negócio suportados em Hybrid Cloud e Multicloud

A COVID-19 está a ter um impacto significativo e transversal na sociedade, empresas, estado e na vida de cada um de nós.

As empresas tiveram de enfrentar e vencer novos desafios nas suas operações e sustentabilidade, a nível de restrições na mobilidade dos seus colaboradores, necessidade de implementar o teletrabalho em grande parte das funções, com reforço do conhecimento e utilização de ferramentas de colaboração, ocorrência de períodos de indisponibilidade de alguns colaboradores devido à doença, procura mais reduzida de alguns tipos de serviço e alteração significativa nos padrões de consumo dos seus clientes.

Nas conversas que temos diariamente com os nossos clientes, abordamos estes e outros desafios chave nos seus modelos de negócio, para os quais ajudamos a encontrar soluções de valor, suportadas cada vez mais em plataformas de cloud híbridas, integradas com serviços de Inteligência Artificial (IA).

A cloud híbrida é uma plataforma para aplicações e infraestrutura, construída com dois ou mais componentes de cloud pública, cloud privada e IT local, como por exemplo a plataforma edge. Em todas as suas formas, a cloud híbrida permite um conjunto importante de benefícios, através da escolha dos componentes mais adequados para as necessidades dinâmicas de cada organização.

Anteriormente, a conectividade a plataformas de cloud públicas através de links dedicados era uma opção preferencial pela fiabilidade e largura de banda, mas encarecia as soluções. Atualmente, com a melhoria da largura de banda no acesso à internet e às ligações site-to-site, por virtual private network (VPN) over internet com encriptação, permitem que os custos sejam mais competitivos e as questões de segurança acauteladas corretamente.

A flexibilidade e a portabilidade de aplicações e dados entre os componentes da cloud híbrida, como por exemplo entre cloud pública e solução de virtualização local, permite maximizar a disponibilidade dos serviços críticos e resiliência a falhas, sobre os quais assentam os processos chave de negócio de muitas empresas.

Através de soluções híbridas, conseguimos integrar nas soluções atuais, de forma simples e rápida, novas funcionalidades, como serviços de Machine Learning, IA, entre outros, continuamente disponibilizadas pelos fornecedores de cloud pública, bem como tirar partido da elevada escalabilidade. Para otimizar os custos, através do consumo mais eficiente de recursos, efetuamos uma escolha dinâmica da infraestrutura mais adequada para as workloads.

O multicloud consiste na escolha de serviços de mais do que um fornecedor de cloud pública, de forma a que não haja dependência exclusiva de um fornecedor, maximizando a disponibilidade de serviços, acedendo em primeira mão a novas funcionalidades e otimizar os custos.

Com um carácter dinâmico e cada vez mais abrangente, os serviços cloud já integram as preferências das organizações, adotando arquiteturas híbridas e / ou multicloud para serem mais competitivas e fornecerem serviços e produtos diferenciadores aos seus clientes.

A Softinsa possui uma oferta completa nestes serviços, com resultados comprovados em projetos de plataformas híbridas e multicloud e baseados em recursos altamente qualificados e experientes.

Os serviços de administração, monitorização e operação de infraestruturas da Softinsa são baseados em Infrastructure as Code e suportados por ferramentas de automação e orquestração, como por exemplo IBM Multicloud Manager, Red Hat Ansible e Terraform, integradas com as plataformas híbridas através de APIs. Desta forma, fornecemos um serviço consistente nos resultados, ágil na execução das atividades e muito eficiente.

Ao longo dos últimos anos, desenhámos, planeámos e executámos com sucesso, um número elevado de projetos complexos de assessment e migração de ambientes para cloud, com a escolha dos serviços e infraestrutura mais adequados às necessidades de cada cliente. A Softinsa conta já com um conjunto único de clientes de referência nacionais e internacionais, onde asseguramos os serviços de infraestrutura na transformação digital e suportamos diariamente os seus processos críticos de negócio.

Face aos tempos em que vivemos, com os novos desafios a vencer e diferentes oportunidades que é fundamental conquistar, nunca como agora foi tão adequada a emblemática frase de Peter Drucker “Do what you do best, and outsource the rest”.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Softinsa

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.