Ordem executiva pode barrar Huawei e ZTE nos EUA

O Presidente dos Estados Unidos estará a considerar uma ordem executiva no início de 2019 para declarar uma emergência nacional que pode impedir as empresas norte-americanas de utilizar equipamentos de telecomunicações construídos pela Huawei e a ZTE

Ordem executiva pode barrar Huawei e ZTE nos EUA

Citando três fontes familiares com o assunto, a Reuters avança que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, poderá emitir uma ordem executiva no início do próximo ano para que as empresas norte-americanas não usem equipamentos das empresas chinesas Huawei e ZTE.

A confirmar-se, este seria o novo passo dos Estados Unidos para retirar as duas empresas do mercado norte-americano. Os EUA alegam que ambas as empresas, duas das maiores empresas de telecomunicações da China, estão a trabalhar com o governo chinês para espiar os norte-americanos.

A ordem executiva estará a ser avaliada há mais de oito meses e pode ser emitida em janeiro. Se se concretizar, vai fazer com que o Departamento de Comércio impeça que empresas norte-americanas comprem equipamentos de fabricantes estrangeiros de telecomunicações que representam riscos significativos à segurança nacional.

No entanto, a ordem em questão não deverá mencionar diretamente o nome da Huawei e da ZTE, mas as fontes da agência noticiosa indicam que se espera que o Departamento de Comércio dos EUA interprete a ordem de modo a limitar a compra de equipamento construído pelas duas empresas chinesas.

A mesma ordem executiva deverá invocar o International Emergency Economic Powers Act, uma lei que dá ao Presidente dos Estados Unidos a autoridade para regular o comércio em caso de uma emergência nacional que ameace o país.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.