O que um CIO deve saber sobre o CES 2020

Abriu a maior montra mundial de tecnologia de consumo, e a pergunta que um CIO deve fazer é: “E isso deve-me interessar porquê?"

O que um CIO deve saber sobre o CES 2020
Vai longe o tempo onde as tecnologias de informação empresariais dominavam o cenário tecnológico e as tendências; a verdade é que a última década virou o jogo, e agora são as tecnologias para consumo que impõe as tendências aos próprios negócios, as expectativas dos seus colaboradores e clientes, e consequentemente o próprio IT empresarial.
O CES (Consumer Electronic Show) está a decorrer em Las Vegas até dia 10 e volta a ser a maior área de exposição e o maior encontro de “techs” do mundo.
Absolutamente tudo o que incorpore IT está aqui em exposição, de automóveis futuristas a sanitários, do audiovisual 8k aos wearables, de smartphones aos mais recentes laptops.

 

São inumeras as inovações apresentadas no CES 2020; A Lenovo retira o teclado fisico no novo  Lenovo ThinkPad X1 Fold e dá conectividade 5G incorporada em novos Yoga
 

As 3 grandes trends do CES 2020 que importam aos CIOs:

1 – O 5G 

A diferença em 2020 é que o 5G deixou de ser um tópico de futuro para aterrar na realidade da industria eletrónica e de IT em todas as formas imagináveis – em produtos de consumo, mas também em produtos destinados a utilização profissional. Com uma promessa de aumentar por 100 vezes a velocidade de transferência de dados (dependendo da banda de radiofrequência, do protocolo de transmissão e da sua saturação), baixa latência e a possibilidade de conectar mais dispositivos do que a soma de todas as redes existentes, o 5G é um enorme enabler não só da transformação digital empresarial mas também da forma como trabalhamos em mobilidade, como as cidades, espaços e veículos podem estar conectados em IoT, no EdgeComputing, na Analítica e em milhares de aplicações críticas antes confinadas a espaços fisicamente cablados. Para muitos analistas, este CES foi apresentado como o “fim dos cabos”, uma referência ao facto de tantas tecnologias rádio estarem simultaneamente disponíveis com elevada capacidade e robustez. Agora, só mesmo a energia se mantém um “cliente do cobre”, porque são demasiados os aspetos desfavoráveis da indução eletromagnética, sejam pela ineficiência energética, poluição radioelétrica ou reservas quanto ao nível de radiação a que devemos estar expostos.

 

2 – Smart Things

A generalidade de produtos apresentados tem – ou no seu nome ou na sua caracterização – a palavra SMART, sejam televisores, frigoríficos, assistentes pessoais ou veículos autónomos. Smart significa na prática a junção de três tecnologias que tão bem conhecemos do mundo empresarial: Cloud, Analítica e Inteligência Artificial.
Profissionais como CIOs, developers, e gestores têm de compreender como todas estas tecnologias de consumo estão a mudar a forma como nos relacionamos com clientes, com os nossos colaboradores e parceiros, como estão rapidamente a mudar as nossas comunidades e como podem afetar as nossas próprias carreiras profissionais. 
 

3- A consumerização do IT

Por último, o que o CES 2020 nos dá é não só um vislumbre do que já é, mas sobretudo o que será a utilização massiva do IT no nosso quotidiano e da velocidade dramática como este consumerização está a acontecer. Empresarialmente, isto terá particular importância nas áreas Office e da produtividade, seja em videoconferências nas nossas salas de reuniões, dispositivos terminais como laptops, tablets, smartphones, na apps com base em IA com reconhecimento de voz e imagem. O que vimos até hoje é uma pequena parte da transformação na forma de trabalhar, de ser produtivo, da denominada “human augmentation” que vai alterar dramaticamente a forma como trabalhamos, como somos produtivos e como vivemos.
Porque são as tecnologias de consumo o atual drive da inovação, este é o caminho que vai ditar o futuro das nossas empresas e das nossas organizações, e é a estas inovações que CIOs e outros gestores devem prestar atenção.

 

Para conhecer algumas das novidades CES 2020 durante esta semana
visite a publicação “irmã” da IT Insight em: 

www.itchannel.pt
 

 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.