Menos de metade dos processos do setor público estão a sofrer uma transformação digital

As causas que estão na base desta transição tão lenta são, segundo a Gartner, a rigidez organizacional e a falta de profissionais qualificados para estarem à frente da transformação

Menos de metade dos processos do setor público estão a sofrer uma transformação digital

Um estudo realizado pela Gartner auscultou 2.944 diretores de informação de todo o mundo, incluindo 379 pertencentes ao setor público. Este estudo teve como temas principais as oportunidades de negócios digitais, as suas ameaças e estratégias.

"As organizações do setor público requerem a atenção constante e o compromisso das administrações sucessivas para perceberem os benefícios da mudança de modelos de negócio orientados por um sistema ou a processos que operam como uma plataforma dentro de um ecossistema digital", refere Rick Howard, vice presidente de investigações da Gartner. "Isto requer melhores práticas de gestão da sucessão e de comportamentos no setor público. A transição para níveis mais altos de capacidade digital não deve ser desacelerado ou interrompido pelas mudanças na liderança executiva. A continuidade da visão é a chave para a construção de investimentos em tecnologia, realizados por administrações anteriores".

Segundo os CIOs do setor público, cerca de 44 por cento dos processos estão a passar atualmente por uma transformação digital. Por este ritmo, estimam que em dois anos estes números chegarão aos 62 por cento, e aos 80 por cento em cinco anos. A opinião de que a transformação digital dos processos atuais e futuros é inevitável, é transversal à maioria dos CIOs.

O estudo da Gartner revela que 40 por cento dos CIOs do setor público inquiridos considera que os orçamentos de TI estão a verificar um crescimento já este ano, enquanto 44 por cento indica que ainda não se verificaram muitas alterações.
Cerca de 17 por cento dos auscultados revela que os orçamentos terão descido em relação ao ano anterior, principalmente no que diz respeito a órgãos federais e de desefa. Nestes setores em particular, as limitações financeiras e a instabilidade económica poderão ter contribuído para a deseceleração da transformação no setor público.

Segundo os dados revelados pelo estudo, a taxa de adoção de TI bimodal encontra-se nos 34 por cento, quatro pontos percentuais abaixo do setor privado, embora 26 por cento de todos os entrevistados esteja a planear implementar a TI bimodal durante os próximos três anos.


"A rápida adoção de práticas bimodais como o crowdsourcing, o trabalho com startups ou com equipas multidisciplinares, é necessária para os CIOs do setor público", acrescenta Rick Howard.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.