Linux Foundation oferece Certificação de Segurança Kubernetes

Os candidatos à certificação CKS já devem ter uma certificação atual de administrador de kubernetes certificado (CKA) para demonstrar a sua experiência kubernetes antes de fazerem o exame CKS

Linux Foundation oferece Certificação de Segurança Kubernetes

A Fundação Linux e a Cloud Native Computing Foundation (CNCF) juntaram-se numa nova certificação que combina as melhores práticas de segurança com a experiência kubernetes.

Os centros de certificação de especialistas em segurança kubernetes (CKS) avaliam a competência demonstrada através de testes baseados no desempenho numa ampla gama de boas práticas para garantir aplicações baseadas em contentores e plataformas kubernetes durante a construção, implementação e tempo de execução.

A kubernetes foi originalmente projetado pela Google como um sistema de orquestração de contentores de código aberto para automatizar a implementação de aplicações em cloud, escala e gestão, e é atualmente mantido pelo CNCF.

Muitos dos serviços na cloud oferecem uma plataforma baseada em kubernetes ou infraestrutura-as-a-service em que a kubernetes pode ser implementada como um serviço de fornecimento de plataformas, com alguns fornecedores abastecendo também as suas próprias distribuições kubernetes de marca própria.

Segurança na cloud

Segundo a fundação Linux e o CNCF, os candidatos à certificação CKS já devem ter uma certificação atual de Administrador de Kubernetes Certificado (CKA) para demonstrar a sua experiência kubernetes antes de fazerem o exame CKS.

As competências de exames vão desde a configuração do cluster e endurecimento até à segurança das cadeias de abastecimento e monitorização e registo e segurança em tempo de execução.

A Fundação Linux explica ainda que a adoção acelerada de contentores e outras tecnologias nativas da cloud está a suscitar preocupações sobre a segurança dessas tecnologias.

O vice-presidente sénior da Fundação Linux, Clyde Seepersad, acredita que a nova certificação ajudaria a aumentar o leque de talentos qualificados, ao mesmo tempo que daria confiança aos empregadores que as suas equipas são capazes de lidar com o desafio das tecnologias de cloud de segurança.

Gestão de Kubernetes

"À medida que o uso de Kubernetes na produção sobe, é fundamental que aqueles que a estão a gerir compreendam como fazê-lo de forma segura", afirma o diretor-geral da CNCF, Priyanka Sharma.

O exame CKS está marcado mediante a disponibilidade de inscrições em novembro.

Os dois consórcios de código aberto vão ainda ter um novo curso de formação focado na gestão de aplicações de Kubernetes com a Helm que surgiu como uma alternativa à configuração manual de ficheiros YAML para implantar software em clusters Kubernetes.

O curso de CNCF "LFS244 – Gestão de Aplicações Kubernetes com Helm" tem um custo de cerca de 300 euros e uma duração de cerca de 25 a 30 horas. Os inscritos têm acesso ilimitado ao curso durante um ano, incluindo todos os conteúdos e laboratórios

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.