Líderes de recursos humanos já começaram a implementar IA generativa

Estudo indica que 38% dos líderes de recursos humanos estão a planear a implementação ou já implementaram IA generativa nas funções

Líderes de recursos humanos já começaram a implementar IA generativa

Um inquérito da Gartner junto de 179 líderes de Recursos Humanos (RH) no início de 2024 indica que 38% destes líderes estão a planear ou já começaram a implementar IA generativa. Em junho de 2023, apenas 19% dos líderes de RH estavam neste processo.

Entre os principais use cases, os líderes de recursos humanos que já estão a implementar IA generativa estão focados em chatbot para os empregados (43%); criação de tarefas, políticas e documentos administrativos (42%); e descrições de novas posições e dados de competências (41%).

Dion Love, Vice President of Advisory na Gartner HR Practice, refere que “mais organizações estão a passar da exploração de como a IA generativa pode ser utilizada para a implementação de soluções”. De acordo com Dion Love, o mesmo estudo da Gartner revela que 67% dos líderes de recursos humanos “não planeiam adicionar posições relacionadas com IA generativa nas suas funções nos próximos 12 meses”.

À medida que os líderes de RH experimentam soluções IA generativa, ainda não se sabe como afetarão potencialmente o número de funcionários de RH da organização”, explica Eser Rizaoglu, Senior Director Analyst na Garnter HR Practice. “O RH deve trabalhar com os líderes empresariais de toda a organização para avaliar como é que os investimentos em IA generativa devem mudar as funções e os fluxos de trabalho das suas equipas e o impacto nos funcionários atuais e nas necessidades futuras de contratação”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.