Investimento em insurtechs atinge os sete mil milhões

No ano passado, as empresas de seguros investiram perto de 1,6 mil milhões de dólares em startups, um aumento de 61% em relação a 2019

Investimento em insurtechs atinge os sete mil milhões

A NTT Data apresentou a quinta edição do seu relatório Insurtech Global Outlook 2021, o estudo que analisa as principais tendências do ecossistema das insurtech e o impacto que as tecnologias avançadas e os novos modelos de negócio tiveram ao longo de 2020.

O relatório examina o mercado, tendo em conta o possível impacto da pandemia, concluindo que a incerteza e o aumento dos riscos incentivam e aceleram os investimentos em insurtechs. Também salienta que foram realizados investimentos diretos em insurtech durante o ano de 2020, tanto em empresas bem estabelecidas como em empresas novas e disruptivas.

O estudo analisa em detalhe questões tão variadas como os investimentos recebidos por insurtechs por região, linhas de investimento empresarial e tecnológico. Analisa também as empresas em que as seguradoras decidiram investir, a forma como estes investimentos são distribuídos por diferentes áreas da cadeia de valor dos seguros, bem como os principais movimentos no que diz respeito aos ecossistemas das seguradoras. As análises são conduzidas a partir de diferentes pontos de vista, ainda que complementares, tais como os das insurtechs e dos gigantes tecnológicos. 

Os resultados do relatório revelam que 2020 foi um ano em que tanto as seguradoras como as insurtechs conseguiram mitigar as consequências da COVID-19 de uma forma extremamente ágil e simplificada. O documento refere que estas empresas conseguiram aproveitar a situação para acelerar os seus processos de digitalização.

Apesar de receber valores recorde de investimento, o real impacto das empresas Insurtech no mercado ainda é questionado por várias razões, como a quota de mercado, os resultados financeiros ou a captação de mercado. As organizações com estes modelos de trabalho têm ainda de se instalar nos mercados, gerando a disrupção prometida àqueles que apostaram neste modelo e que, num contexto como o atual, deviam estar estabelecidas mais profundamente. Há um longo caminho a percorrer para alcançar um nível ótimo de disrupção. Um reflexo disto é o facto de que as empresas com crescimento sustentado não entram no mercado com uma grande quota de uma forma relevante.

A análise, contendo todas estas variáveis, cria uma imagem realista do setor, das preferências dos investidores e das tecnologias que definem a tendência que está a reformular o universo segurador na nova era digital.

Além disso, a capacidade de automatizar informação em tempo real com tecnologia de análise de dados - que integra um repositório com informação detalhada sobre a atividade das startups relacionadas com o setor segurador em todo o mundo - ajuda a atualizar e a analisar constantemente a informação essencial e a assegurar uma perspetiva mais realista e precisa.

Bruno Abril, Sócio da NTT Data EMEAL Insurance, explica que "as insurtechs são agora vistas como um ativo valioso pelas companhias de seguros, que sabem que estas podem ter um impacto altamente positivo nos seus negócios. Conhecer detalhadamente estas empresas e quais as suas contribuições dentro do setor traduz-se em saber aproveitar novas oportunidades e enfrentar desafios, avançando com maiores garantias de sucesso".

As Insurtechs estão a viver um momento único. Não só conseguiram ultrapassar a incerteza gerada pela COVID-19, como conseguiram atrair mais investimento, atingindo os sete mil milhões de dólares, se considerarmos as empresas que se tornaram públicas durante o ano.

Isto reflete-se nos números trimestrais, embora seja verdade que o investimento se manteve em níveis anteriores à COVID-19, atingindo seis mil milhões de dólares - apenas menos 6,25% do que em 2019, onde seis operações até representaram um montante recorde no 3.º trimestre de 2020, com 1,5 mil milhões de dólares, na sua maioria, de Super Negócios na Europa e América do Norte.

Apesar de estarem, de facto, num bom momento, em termos de investimento, é também um momento-chave para se instalarem no mercado e demonstrarem que o seu potencial disruptivo tem um impacto real nas empresas. Para já, nem mesmo os casos expostos que se tornaram públicos (Lemonade e Root) com um crescimento sustentado de 100% e recentemente colocadas em bolsa conseguiram aumentar a sua quota de mercado em mais de 0,1-0,2%.

Tendo em conta este cenário, as tendências são claramente diferentes numa comparação anual, devido a um contexto mais acelerado e a uma procura mais forte do mercado para atingir objetivos.

Por um lado, a pandemia mudou os modelos de consumo e, no setor dos seguros, isso não foi diferente. Com um maior grau de personalização, determinou-se que a aceleração de novos modelos é clara: os modelos pay-per-use (pagamento por utilização), a telemedicina, as ferramentas de diagnóstico ou a digitalização da distribuição estão a crescer, como o seguro baseado na UBI (Seguro baseado na Utilização), bem como os wearables, ganharam mais dinamismo durante o ano. A isto somam-se as plataformas de corretagem e de seguros de ativos digitais, que receberam investimentos relevantes e o anúncio de rendimentos em 2020.

Por outro lado, a crise pandémica não impediu as seguradoras de continuarem o seu caminho de digitalização, o que confirma a visão destas de que as Insurtechs impulsionam a transformação digital e a inovação do setor contínua em força. No ano passado, as seguradoras alocaram quase 1.600 milhões de dólares em modelos de startups, aumentando os investimentos face a 2019 em 61% ao longo do ano de 2020, dos quais 445 milhões foram para Insurtechs.

Estas novas empresas apoiadas pela tecnologia - muitas delas baseadas na IoT - estão a promover a transição do setor segurador da proteção para a prevenção.

As seguradoras e startups estão a usar conjuntos de dados únicos e Inteligência Artificial para reduzir e gerir os custos de sinistros, ajudando os clientes a prevenir eventos indesejados. Além disso, em 2020 registou-se um crescimento especial da IoT, com impacto em todas as linhas de negócio: automóveis com seguros baseados na utilização, seguros de saúde e vida através de wearables, mas também em casa com dispositivos de deteção de fugas, inundações ou comercialmente com políticas paramétricas de transporte e riscos especiais. Os wearables, as ferramentas de diagnóstico e aplicações de bem-estar foram três das principais tendências em 2020. As tecnologias transversais apoiam todas as linhas de negócio que contribuem para melhorar a experiência do cliente e aumentar a sua eficiência de gestão.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.