Governo assina memorando com a AWS para impulsionar transformação digital

O Governo de Portugal e a AWS lançaram a iniciativa Mais Digital para acelerar a formação de competências na cloud, ajudar à transformação digital das empresas portuguesas e apoiar a modernização dos serviços da administração pública

Governo assina memorando com a AWS para impulsionar transformação digital

O Governo de Portugal e a Amazon Web Services (AWS) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para colaborar numa série de programas de educação e iniciativas de transformação digital para startups, pequenas empresas, e organizações governamentais para criar uma economia digital mais inovadora em todo o país.

Através deste acordo, a AWS e o Governo de Portugal estão a lançar a iniciativa Mais Digital powered by AWS. Esta iniciativa baseia-se nos três pilares da Transição Digital de Portugal: Capacitação e inclusão digital dos cidadãos; Transformação digital do tecido empresarial; e Digitalização do Estado.

A iniciativa Mais Digital powered by AWS dará aos cidadãos portugueses e aos funcionários do sector público acesso a formação em competências técnicas, incluindo laboratórios práticos e programas de certificação técnica. Irá também proporcionar às startups e às pequenas empresas um maior acesso a serviços de tecnologia avançada e apoio através de programas de aceleração e incubação. Além disso, a iniciativa vai ajudar a transformar a administração pública através da colaboração conjunta no desenvolvimento de aplicações na nuvem para utilização pelos cidadãos.

Esta iniciativa constitui um alicerce importante na construção de um Portugal mais moderno e digital, impulsionado pela computação em nuvem. A administração pública portuguesa irá alavancar os serviços de infraestrutura e suporte técnico AWS na modernização da sua própria infraestrutura de TI para reduzir custos, aumentar a inovação e gerar maior eficiência no atendimento aos cidadãos com projetos relacionados com smart cities e administração digital.

Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, afirmou que "promover a digitalização de Portugal através de soluções cloud é um importante objetivo de  desenvolvimento económico para o nosso país. Este compromisso com a AWS vai contribuir para desenvolver gerações futuras com as competências técnicas necessárias para apoiar o papel de Portugal numa economia global competitiva e para incubar o desenvolvimento de novas startups, permitindo, ao mesmo tempo, a modernização dos serviços aos cidadãos e do país num mundo conectado. Portugal está empenhado na transformação digital e em tornar-se um centro internacional de inovação na Europa".

"A AWS tem uma comunidade crescente de Parceiros e clientes em Portugal, incluindo grandes empresas, organizações do sector público, startups, ONGs e instituições de ensino que utilizam tecnologias da AWS", disse Cameron Brooks, Diretor do Sector Público Europeu da Amazon Web Services. "Estamos entusiasmados por anunciar esta colaboração com o Governo de Portugal e esperamos continuar o nosso trabalho conjunto para acelerar o desenvolvimento digital do país e inovar em nome das empresas e cidadãos portugueses", indicou.

A iniciativa Mais Digital powered by AWS inclui programas como:

  • AWS CloudStart para ajudar, através de Organizações de Desenvolvimento Económico, pequenos negócios a tirar partido da tecnologia da nuvem AWS para acelerar o crescimento e estimular a economia da sua comunidade. O programa oferece formação, aconselhamento técnico e créditos promocionais para apoiar as suas jornadas de transformação digital.
  • AWS Educate e a AWS Academy para apoiar o desenvolvimento da próxima geração de construtores de nuvens e desenvolver uma força de trabalho futura pronta para a cloud em Portugal. O AWS Educate, um programa destinado a instituições de ensino, educadores e estudantes, fornece um conjunto robusto de ferramentas complementares, recursos e AWS Promotional Credits para adquirir competências na nuvem e preparar os licenciados para carreiras futuras. A AWS Academy habilita as instituições de ensino superior a preparar os estudantes para as certificações AWS e carreiras em nuvem reconhecidas pela indústria, fornecendo aos licenciados um currículo de computação em cloud computing que os prepara para o mercado de trabalho numa das indústrias de mais rápido crescimento.
  • O AWS Activate para apoiar a comunidade startup portuguesa. O programa proporciona às empresas startup uma série de benefícios, incluindo créditos, apoio técnico e formação AWS, para ajudar a fazer crescer os negócios. As vantagens do AWS Activate foram concebidas para dar às empresas startup a combinação certa de ferramentas e apoio especializado para que possam ter sucesso com a AWS, otimizando o desempenho, gerindo o risco e mantendo os custos sob controlo. Ao abrigo deste programa, a AWS planeia ajudar mil startups portuguesas durante os próximos dois anos.

A iniciativa Mais Digital powered by AWS é o mais recente de um conjunto de investimentos da AWS em Portugal. Em 2018, a AWS abriu o seu primeiro escritório em Lisboa e tem equipas em crescimento de gestores de contas, arquitetos de soluções, gestores de Parceiros, consultores de serviços profissionais, equipas de suporte e várias outras funções que ajudam as organizações a acelerar as suas iniciativas de transformação digital e a inovar mais rapidamente para os cidadãos de Portugal.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.