Branded Content

Gestores, a transformação digital chegou para ficar

O programa da Nova SBE Executive Education e da IDC ofereceu vários insights aos participantes para que estes consigam evoluir para o patamar seguinte, numa era marcada cada vez mais pelas empresas nativas digitais

Gestores, a transformação digital chegou para ficar

Com os olhos postos na Transformação Digital das organizações, a sexta edição do programa Transformação Digital Aplicada, da Nova SBE Executive Education e da IDC, decorreu entre os dias 27 e 29 de setembro. O programa foi conduzido pelo professor Bruno Horta Soares, Leading Executive Advisor da IDC.

Preparar o futuro

Ao longo de três dias, o programa pretendeu esclarecer conceitos e explicar a estrutura da transformação digital aos participantes, sobretudo numa perspetiva de explicar o porquê da necessidade desta evolução. Para o gestor, é a oportunidade de perceber o seu papel nesta transformação. Compreender a direção da organização e a estrutura, assim como os objetivos da transformação digital são, na ótica de Bruno Horta Soares, essenciais para que os colaboradores compreendam a necessidade do passo seguinte. “Procuramos dar aos líderes e aos gestores da transformação digital as ferramentas, o conhecimento, para que possam gerir a transformação digital, que já está certamente a ocorrer nas suas organizações”, afirma.

Levar a transformação às organizações

Os participantes do programa da Nova SBE Executive Education e da IDC puderam usufruir de dois tipos de ferramentas.

Conhecimento: neste campo, os gestores contam com os insights e o research da IDC, que ajudam a tomar decisões. São ainda apresentadas as principais tendências, para que os gestores possam posicionar as suas ações nas previsões do mercado.

“Há aqui um posicionamento naquilo que a IDC há muitos anos chama de terceira plataforma digital. Posicionar temas como a cloud, a mobilidade, big data, o social business, numa evolução digital que acontece desde os anos 60/70, é muito importante para que se perceba que as organizações continuam a ter informatização, digitalização, e que precisam de um extra que é a transformação digital”, relembra Bruno Horta Soares.

Frameworks: a partilha de taxonomias e use cases taxonómicos, com base no research da IDC, inclui olhar para o mercado, para a transformação digital, para os principais decisores e organizar um conjunto de estratégias. Este caminho ajudará os gestores a olharem para os exemplos de implementação e a tirarem daí o essencial para a sua organização: use cases de transformação, organizados em programas e estruturados em estratégias.

“Todo esse conhecimento acaba por ser aquilo que a IDC traz e coloca no tool kit do gestor, o que clarifica muito que isto não se faz só com tecnologia: grande parte é conhecimento para saber utilizar tecnologia. Não são ferramentas tecnológicas que partilhamos com o gestor; partilhamos sobretudo conhecimento para que possam entender melhor sobre tecnologia”, indica.

Quando a mudança bate à porta

Para as organizações, a necessidade constante de adaptação neste processo de transformação digital está interligada à gestão de mudança, considerada um dos principais desafios da implementação e do acompanhamento do processo de transformação das organizações. Contudo, o ecossistema da organização também pode ser outro desafio. “Se as organizações não colaborarem no ecossistema, é muito difícil conseguirem rentabilizar depois a tecnologia quando têm mercados exíguos. Vai haver muita necessidade de maior colaboração do que aquela que está a haver hoje”, considera Bruno Horta Soares.

O Leading Executive Advisor da IDC afirma que ainda existe muito a fazer para “consolidar a terceira plataforma”, onde se encontram aceleradores de inovação como o IoT e a Inteligência Artificial, que estão ainda por adotar nas organizações.

A próxima edição decorre entre os dias 15 e 17 de fevereiro de 2023, com formação em formato presencial no campus de Carcavelos da Nova SBE, dividida em dois dias de formação, um dia de evento e uma sessão de follow-up.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Nova SBE

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 40 Novembro 2022

IT INSIGHT Nº 40 Novembro 2022

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.