Gastos com infraestrutura cloud voltam a subir

A IDC indica que os gastos com as infraestruturas cloud cresceram no terceiro trimestre de 2021 e espera-se um crescimento geral para todo o ano de 2021

Gastos com infraestrutura cloud voltam a subir

De acordo com o estudo “Worldwide Quarterly Enterprise Infrastructure Tracker: Buyer and Cloud Deployment” da IDC os gastos em produtos de infraestrutura de computação e armazenamento para infraestrutura cloud, que inclui ambientes dedicados e partilhados, aumentaram 6,6% no terceiro trimestre de 2021 para 18,6 mil milhões de dólares.

Este aumento, diz a IDC, retoma a tendência do crescimento líquido positivo de gastos com ano inteiro por trimestre, que viu uma pausa no segundo trimestre de 2021, quando o gasto diminuiu 1,9%. Isto segue sete trimestres do crescimento de gastos durante todo o ano que começaram no terceiro trimestre de 2019, destacados por 38,4% de crescimento no segundo trimestre de 2020, uma vez que a primeira onda global de pandemia levou a paragens de negócios e países, causando um pico em investimentos em serviços de cloud e infraestrutura. 

Os gastos com infraestrutura de cloud partilhadas atingiram os 13 mil milhões de dólares, um aumento de 8,6% em relação ao período homólogo e aumento 6,6% no trimestre anterior. Isto continua numa tendência de crescimento homólogo desde o quatro trimestre de 2019, interrompido no trimestre anterior em comparação com um segundo trimestre de 2020 excecionalmente forte que viu os gastos aumentarem 55,1%. A IDC afirma que espera ver uma procura continuamente forte para a infraestrutura de nuvem partilhada com os gastos a superar os gastos de infraestrutura não cloud em 2022.

Os gastos com infraestrutura de cloud dedicado aumentaram 13,4% ano após ano no terceiro trimestre de 2021 a 5,6 mil milhões de dólares. A IDC espera que os gastos em ambientes de cloud vão continuar a superar os gastos em infraestrutura não cloud durante toda a sua previsão.

Para o ano completo 2021, a IDC prevê que os gastos da infraestrutura cloud cresçam 8,3% em relação a 2020 para 71,8 mil milhões de cloud, enquanto a infraestrutura não-cloud deverá crescer 1,9% para 58,4 mil milhões de dólares após dois anos de declínios.

Espera-se que a infraestrutura de clouds partilhadas cresça 7,2%, para 49,7 mil milhões de dólares para o ano inteiro. Também se espera que os gastos com infraestrutura de nuvem dedicada cresçam 10,7%, para 22,2 mil milhões de dólares.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.