Europeus procuram cada vez mais pagamentos contactless

De acordo com a Mastercard, os cidadãos europeus estão a adotar cada vez mais a tecnologia contactless, sendo que um quarto destes quer ser capaz de utilizar os seus smartwatches, pulseiras, porta-chaves ou outro tipo de wearables para realizar pagamentos

Europeus procuram cada vez mais pagamentos contactless

Esta vontade dos europeus coincide com o crescimento exponencial dos pagamentos efetuados através de cartões contactless Mastercard e Maestro (mais 145% que no ano anterior), um resultado que reflete a adesão dos europeus a novos métodos de pagamento e que revela confiança na tecnologia contactless. Aliás, vale a pena sublinhar que a preocupação dos europeus com a fraude nesta forma de pagamento baixou 24 % em relação ao ano anterior, com a Holanda (-41%), a Espanha (-33%) e o Reino Unido (-31%) a liderarem a queda no que respeita a este tipo de preocupações nos respetivos mercados locais, nos quais os consumidores já utilizam de forma massiva este método de pagamento.

Estes números são revelados no dia em que a Mastercard e o banco líder na Holanda, o ABN AMRO, apresentam um piloto para pagamentos através de wearables. O ABN AMRO será, aliás, um dos primeiros bancos a nível mundial a permitir pagamentos através de wearables. Neste projeto piloto vão participar 500 clientes do banco, de diferentes faixas etárias, e que vão poder testar pagamentos contactless através de wearables como anéis, relógios, pulseiras ou porta-chaves.

“A confiança dos europeus no contactless é maior do que nunca, o que leva a Europa a ser líder global neste método de pagamento e reflecte, também, a procura dos consumidores por soluções inovadoras, como os wearables, que lhes proporcionem maior conveniência e rapidez no acto de pagarem as suas compras. A concretização de projectos piloto como este que estamos a fazer na Holanda são, também, fundamentais para impulsionar a capacitação dos consumidores na economia digital”, afirma Paolo Battiston, vice-presidente executivo de Pagamentos Digitais e da Mastercard Lab na Europa destaca que.

A Mastercard tem vindo a trabalhar com diversos Bancos em toda a Europa para dar resposta a esta adesão sem precedentes aos pagamentos contactless, uma vez que os comerciantes também estão interessados em evoluir e dar resposta às expetativas dos consumidores ao nível dos pagamentos contactless com wearables. Os dados disponíveis mostram que em toda a Europa houve um crescimento de 42%, face ao ano anterior, no número de comerciantes que já aceita contactless, equivalendo a 38% do total das transações efetuadas em lojas.
A Holanda foi o país escolhido para o lançamento deste projeto-piloto porque, de acordo com o ABN AMRO, 80% dos terminais instalados nos pontos de venda já aceitam pagamentos contactless e mais de 50% dos pagamentos efectuados são-no através da tecnologia contactless.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.