Entretenimento online com maior expressão entre crianças

Estudo revela como é o entretenimento online entre as crianças, uma atividade que tem crescido devido à pandemia, onde o principal interesse está nos conteúdos do YouTube

Entretenimento online com maior expressão entre crianças

O novo estudo realizado pela Kaspersky Safe Kids revelou como é o entretenimento online entre as crianças, uma atividade que tem crescido devido à pandemia. Os principais interesses dos mais pequenos estiveram relacionados com conteúdos do YouTube (21%) e videojogos (15%), com destaque para o Minecraft. Já Donald Trump foi a celebridade mais pesquisada pelos mais novos.

As medidas restritivas impostas por todo o mundo mostram que este segmento da população está mais conectado do que nunca e, por isso, a Kaspersky oferece várias recomendações aos pais para garantirem uma experiência segura e positiva aos seus filhos nos seus dispositivos.

A partir de uma análise a pesquisas anónimas realizadas pelos utilizadores da app Kaspersky Safe Kids, de 20 de dezembro de 2020 a 10 de janeiro de 2021, a Kaspersky descobriu de que forma os mais jovens estão a lidar com a falta de atividades fora de casa. Os dados anónimos, voluntariamente disponibilizados pelos próprios utilizadores, integram pesquisas feitas através do Bing, Google, Mail.ru, Yahoo!, Yandex e YouTube, ambas feitas em smartphones e computadores.

Os sites de vídeos e áudio foram aqueles que os mais novos visitaram com maior frequência (40%), o que equivale a uma subida de 2,6% face ao número médio registado entre junho de 2019 e maio de 2020. Mais ainda, as pesquisas mais populares estiveram relacionadas com o YouTube (21%), gaming (15%), sites de tradução (11%), plataformas de comunicação (10%) e música (9%).

No YouTube, foram os videojogos (37%) os conteúdos mais pesquisados pelas crianças. Em primeiro lugar, surgiram canais de streamers que jogam diferentes jogos (39%) e canais relacionados principalmente com o jogo Minecraft (19%). Além destes, jogos como “Among Us”, “Brawl Stars” e “Gacha Life”, que permitem a criação de vídeo stories, também estiveram entre os conteúdos mais pesquisados nesta plataforma.

A segunda categoria com maior expressão no YouTube (21%) esteve relacionada com bloggers ou canais específicos. Por exemplo, conteúdos “do-it-yourself” (DIY) tornaram-se bastante populares entre os mais novos, principalmente partilhados por canais como 5-Minute Crafts, 123 GO! e Troom Troom, que aparecem a liderar o top 3. 

Para além de artistas e bloggers, as crianças também pesquisaram outras celebridades. O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump liderou a lista de pesquisas dos mais novos, seguindo-se outras personalidades como a atriz Emma Watson ou Elon Musk.

Durante este período, o Tik Tok também continuou a suscitar o interesse dos mais pequenos, tendo registado 800 milhões de utilizadores ativos por mês em mais de 150 países. Entre as pesquisas nesta rede surgem temas como “TikTok mashup” ou “como alterar o modo restrito no TikTok”, bem como contas de TikTokers específicos.

Num mundo como o de hoje, em que as crianças estão permanentemente em contacto com a tecnologia, torna-se normal que os pais mostrem interesse em conhecer e analisar os riscos que os seus filhos enfrentam enquanto navegam no seu smartphone, uma vez que também se têm convertido num dos objetivos preferidos dos cibercriminosos. 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.