Em 2020, 41% das receitas das empresas serão provenientes do digital

De acordo com o "2016 CIO Agenda", da Gartner, as organizações que estão a ter dificuldades em transformar-se digitalmente deverão criar uma visão para sua própria indústria

Em 2020, 41% das receitas das empresas serão provenientes do digital

As previsões da Gartner apontam para que, em 2020, 41% das receitas das empresas sejam provenientes do digital, o dobro de 2015. Porém, em pleno 2016 muitas organizações não iniciaram ainda esse processo.

"As organizações podem transformar-se ao explorarem momentos de negócio ou ao utilizarem capacidades digitais para entrarem ou criarem novos mercados, como a Airbnb e a Uber fizeram", refere Jorge Lopez, vice president e distinguished analyst na Gartner. "Contudo, muitas empresas vão considerar mais fácil começar através da criação de uma visão para o negócio digital da sua própria indústria. Esta abordagem permite que a empresa incline os fundamentos da competição a seu favor, sem limitar o negócio digital a sequências restritas de eventos, se comprometa com um projeto de construção vasto".

Para conseguirem executar esta abordagem, os CIOs responsáveis pelo negócio digital deverão ter a noção dos desafios inerentes à implementação de uma nova visão.

"Em termos gerais, uma visão da indústria mostra como os negócios poderiam ser se as empresas utilizassem todo o potencial da Internet Of Things (IoT) e das smart machines", salienta Jorge Lopez. "Para indústrias que possuam grandes ativos, as tecnologias digitais podem automatizar operações em grande escala- não apenas em processos individuais, mas em operações completas. A produtividade dará um salto a partir do momento em que a automação inteligente tome decisões melhores e mais rápidas, e produza mais com menos custos, menos ativos e menos interrupções. Ao mesmo tempo, a produção otimizada irá reduzir o impacto ambiental da empresa".

Quatro pilares fundamentais para a construção de uma visão

A Gartner identifica quatro pilares fundamentais para as empresas construírem a sua visão: conceito, capacidades, ativos e investigação.

No que diz respeito ao "conceito", a analista baseia-se no exemplo de uma fábrica de peças de automóveis, que faculta a possibilidade das lojas de reparações imprimirem tridimensionalmente partes de plástico, ou outros compósitos, em vez de terem de as encomendar e esperar pelas encomendas. Assim, a fábrica não teria de comprar os matérias-primas, gerir os fornecedores, fabricar as partes e distribuí-las aos grossistas. Porém, embora os custos da empresas diminuíssem, outros desafios iriam surgir, relacionados com a criação de uma descrição digital coerente para cada parte de modo a garantir que as lojas de reparação têm os equipamentos certos, o know-how necessário e o material para imprimir as peças.

As "capacidades" são, segundo a Gartner, fundamentais para que as empresas tenham um novo conjunto de skills que permitam que o negócio digital funcione. Seguindo o exemplo anterior, o fabricante de peças teria de endereçar o mercado de impressão 3D de uma forma completamente nova e para uma audiência também ela nova, o que implicaria facultar formação a todos os agentes envolvidos neste segmento. Contudo, é possível para as empresas desenvolverem certas capacidades internamente (um departamento de IT capaz de criar ficheiros de impressão 3D). A Gartner diz que, por outro lado, as empresas terão sempre de celebrar parcerias com outras empresas da área da impressão 3D.

Os ativos das empresas também precisam ser desenvolvidos e reformulados de acordo com as novas competências que são adquiridas pela organização. Com uma nova abordagem, as empresas tornar-se-ão mais competitivas, porém, terão também de apostar fortemente na propriedade intelectual dos seus recursos humanos, o que se pode tornar um obstáculo.

Por fim, a Gartner adverte que o negócio digital não é algo estático e que a sua tendência é a de expandir-se para novas áreas. Desta forma, torna-se imperativo que as empresas mantenham ativo um programa de investigação concebido com a capacidade de experimentar todas as possibilidades do negócio digital. A exploração destas possibilidades traz consigo a necessidade de novas tecnologias e, nesse sentido, a necessidade de parcerias nesta área.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.