Dispositivo para combater solidão em idosos vence IBM Hackatown

Um dispositivo digital de apoio a idosos, desenvolvido com o contributo da Eurotux, empresa bracarense, venceu a IBM Hackatown, competição de programação dedicada à saúde nas cidades, que se realizou em Lisboa.

Dispositivo para combater solidão em idosos vence IBM Hackatown

O dispositivo de apoio a idosos criado pela CognusTeam, composta por um elemento da equipa de Investigação e Desenvolvimento da Eurotux, empresa de informática de Braga, e por membros da Softinsa, empresa do Grupo IBM, ganhou o primeiro lugar da IBM Hackatown, a par do projeto da equipa SmartThings. A equipa vencedora desenvolveu uma solução direcionada para o acompanhamento de idosos e para a prevenção das consequências da solidão. O dispositivo criado permite interpretar falas da pessoa e responder-lhe adequadamente, por exemplo, fornecendo datas de consultas, anotando itens numa lista de compras ou pedindo para telefonar a alguém.

Uma das componentes da solução desenvolvida é a sensorização. Através de dados de sensores, foram criadas dashboards orientadas para profissionais de saúde e para cuidadores. Estes dados permitem perceber, entre outros aspetos, se a pessoa sofreu uma queda, perguntando automaticamente se está tudo bem com o idoso.

O evento reuniu oito equipas constituídas por especialistas da IBM e por elementos dos parceiros de negócio da gigante tecnológica, como é o caso da Eurotux que tem o estatuto de IBM Gold Business Partner. O objetivo da iniciativa foi o de fomentar a colaboração e o desenvolvimento de conhecimentos em Bluemix, Internet of Things e soluções cognitivas, com o intuito de apresentar alternativas concretas para aplicação no mundo real.

Os hackatowns são eventos dedicados às cidades inteligentes. Neste caso, o mote era a criação de soluções digitais no âmbito da saúde. 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.