Dados mostram adoção contínua de IA

Estudo encomendado pela IBM indica que as organizações estão a adotar inteligência artificial à medida que procuram endereçar a escassez de competências, automatizar processos e promover operações sustentáveis

Dados mostram adoção contínua de IA

Um novo estudo de mercado encomendado pela IBM revelou que a adoção global de IA cresceu de forma contínua ao longo do último ano, para 35% dos inquiridos em 2022, sublinhando ainda que o crescimento da IA está prestes a acelerar uma vez que é cada vez mais acessível e fácil de implementar.

Outros dados do "Global AI Adoption Index 2022", conduzido pela Morning Consult em nome da IBM, revelam que este crescimento se deveu ao facto de as empresas reconhecerem o valor da IA à medida que enfrentaram os desafios da pandemia do COVID-19 e investiram na sua transformação digital, ao mesmo tempo que lidaram com a escassez de talento e competências. De facto, o estudo revela que a adoção de IA subiu 4 pontos percentuais em relação a 2021.
 
Pela primeira vez, o relatório também inquiriu as empresas sobre os seus planos de utilização de IA nas suas iniciativas de sustentabilidade e concluiu que a IA está pronta para desempenhar um papel relevante. 66% dos profissionais de TI entrevistados disseram que a sua empresa está atualmente a aplicar IA, ou planeia aplicar IA, para acelerar as suas iniciativas de ESG.

Segundo o estudo, hoje, 35% das empresas dizem que utilizam IA no seu negócio. Em comparação com 2021, as organizações têm mais 13% de probabilidade de vir a adotar IA em 2022. Adicionalmente, 42% das empresas afirmam que já estão a explorar a IA. As grandes empresas são mais propensas do que as mais pequenas a utilizar IA. As empresas chinesas e indianas estão a liderar este caminho, com quase 60% dos profissionais de TI nesses países a revelar que a sua organização já usa ativamente IA, em comparação com mercados que estão mais atrás como a Coreia do Sul (22%), a Austrália (24%) os EUA (25%) e o Reino Unido (26%). Os profissionais de TI nas indústrias de serviços financeiros, media, energia, automóvel, petróleo e aeroespacial são os mais propensos a afirmar que a sua empresa tem desenvolvido ativamente a IA, enquanto as organizações em indústrias como o retalho, as viagens, os serviços governamentais/federais e os cuidados de saúde são os menos prováveis.

Uma explicação importante para a adoção gradual de IA é a necessidade de implementar uma estratégia de gestão de dados bem-sucedida e aplicar a IA a esses dados para atingir objetivos de negócio. As empresas que não tenham implementado IA têm três vezes mais probabilidades de dizer que têm pouca ou nenhuma confiança de que a sua empresa tem as ferramentas adequadas de gestão de dados. Hoje, 37% das empresas está a desenvolver uma estratégia de IA, 28% já tem uma estratégia holística em vigor, e 25% tem uma estratégia que se foca apenas em casos de uso limitado ou específico.

Mais do que custos, falta de ferramentas, ou complexidade de projetos e dados, a escassez de competências continua a ser o maior obstáculo à adoção de IA. Ao mesmo tempo, a IA também está a ajudar as organizações a resolver a escassez de competências, por exemplo, automatizando tarefas de trabalhadores qualificados para que estes possam ser mais produtivos, ou utilizando a IA na aprendizagem assistida ou na relação com os colaboradores. Quase uma em cada quatro empresas estão a adotar IA devido à escassez de mão-de-obra ou de competências, e 30% dos profissionais de TI globais dizem que os colaboradores da sua organização já estão a poupar tempo com novos softwares e ferramentas de IA e automação.

O estabelecimento de práticas de IA fidedignas e responsáveis e a maturidade da IA andam de mãos dadas: Quanto mais uma empresa estiver a utilizar IA, maior é a probabilidade de valorizar a importância da confiança. Os profissionais de TI das empresas que atualmente implementam IA têm 17% mais probabilidade de afirmar que o seu negócio valoriza a explicabilidade da IA do que aqueles que estão simplesmente a explorar a IA. Mas, embora uma maioria crescente dos líderes empresariais digam que a IA de confiança é crítica, a maioria das organizações não tomou medidas fundamentais para garantir que a sua IA é confiável e responsável, como reduzir o preconceito (74%), acompanhar as variações de desempenho/derivação de modelos (68%), e garantir que podem explicar as decisões tomadas pela IA (61%).

A IA está pronta para desempenhar um papel crescente nas iniciativas de sustentabilidade de organizações em todo o mundo, já que mais de dois terços das empresas utilizam ou planeiam utilizar a IA como parte das suas iniciativas de sustentabilidade. Uma em cada cinco empresas já está a adotar IA devido a pressões ambientais.

Mais de um terço das organizações entrevistadas no IBM Global AI Adoption Index 2022 dizem que estão a usar a IA nos dias de hoje para responder a uma miríade de fatores e pressões diferentes”, disse Tom Rosamilia, Senior Vice President, IBM Software. “Procuram a IA para os ajudar a endereçar a escassez de competências e de profissionais, a responder a pressões concorrenciais e, cada vez mais, a responder também às pressões ambientais. A maioria dos inquiridos disse que ou já está a usar ou planeia usar a IA como parte das suas iniciativas de sustentabilidade. Todas estas tendências apontam para o papel crescente que a IA está a desempenhar tanto nas organizações como também na sociedade”.

Apesar do investimento em IA continuar a crescer, subsistem barreiras à adoção, particularmente para as organizações mais pequenas que terão menos probabilidade de tirar partido da IA. O estudo determinou que os três principais obstáculos à adoção de IA para as empresas são: conhecimento e experiência de IA limitados (34%), preços elevados (29%), e falta de ferramentas e plataformas para o desenvolvimento de modelos de IA (25%).

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