Conectividade privada no edge deverá crescer mais de 50% por ano

Um estudo da Equinix mostra como é que as empresas estão a tirar partido da interconexão para competirem na economia digital à medida que a explosão de dados atinge número cada vez maiores

Conectividade privada no edge deverá crescer mais de 50% por ano

O mais recente Global Interconnection Index (GXI), um estudo publicado anualmente pela Equinix, prevê que a conectividade privada no digital edge deverá crescer 51% ao ano, atingindo uma capacidade total de largura de banda acima dos 13.300 Tbps, o equivalente a 53 zettabytes de dados por ano. Isto representa uma largura de banda suficiente para que toda a população mundial descarregasse, em simultâneo, uma temporada completa de ‘Game of Thrones’, em resolução ultra HD, em menos de um dia.

O estudo GXI também constata que a largura de banda de interconexão é uma componente essencial dos negócios digitais; para competirem na economia digital, as empresas devem ser capazes de lidar com volumes e velocidades crescentes de dados, através de um número cada vez maior de clouds e ecossistemas de negócios.

“As pessoas, o software e as máquinas estão a gerar e a consumir dados cada vez mais rapidamente, em todos os locais onde trabalhamos, nos divertimos e moramos”, afirmou Rick Villars, Research Vice President, Datacenter & Cloud, IDC. “O aumento significativo dos dados criados, agregados e analisados ​​nesses locais está a contribuir para uma grande mudança na forma como são implementados os data centers corporativos. As empresas precisam de ter acesso a instalações robustas e modernas, perto dos locais onde têm de implementar uma infraestrutura dedicada e promover a interligação com um crescente número de clouds, clientes e parceiros, que estão no centro do processo de transformação digital”.

O GXI Vol. 3 fornece diversos insights, ao seguir, medir e prever o crescimento da largura de banda de interconexão – ou seja, a capacidade total provisionada para o intercâmbio de dados de forma privada e direta entre um conjunto diversificado de parceiros e fornecedores, em data centers neutros.

A capacidade de intercâmbio de grandes volumes de dados por meio de interconexão é essencial para se poder competir na economia digital. Segundo o GXI, para que as empresas consigam gerir os crescentes volumes de dados, o consumo de largura de banda de interconexão deverá crescer a uma taxa (CAGR) de 64% ao ano, superando outras soluções de intercâmbio de dados empresariais.

O aumento da distância é o maior obstáculo ao desempenho nos negócios digitais. A implementação de conexões diretas e privadas no digital edge impulsiona o desempenho das aplicações e melhora a experiência do utilizador. De acordo com o GXI, as cargas de trabalho sensíveis à latência exigem hoje tempos de resposta que variam entre <60 e <20 milissegundos, forçando a infraestrutura de TI a aproximar-se dos locais onde está o consumo.

As empresas líderes obtêm vantagens competitivas recorrendo a uma combinação dos principais modelos de interconexão. A interconexão com múltiplos provedores de rede em diversos locais é o caso de uso mais significativo em termos de largura de banda de interconexão e espera-se que este modelo cresça 4x até 2022.

Carlos Paulino, Managing Director da Equinix Portugal, refere que “a interconexão é fundamental para os negócios digitais dos nossos dias, permitindo a interligação, on-demand e em tempo real, entre as empresas e os seus colaboradores, parceiros e clientes. A interconexão está a impulsionar a transformação digital das organizações e a abrir o caminho para as tecnologias emergentes, como o 5G, AI, IoT e Blockchain. O Global Interconnection Index estabeleceu a largura de banda de interconexão como a unidade de medida 'de facto' para o crescimento e integração dos negócios digitais, superando todas as outras formas de comunicação empresarial”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.