Branded Content

Como a mudança para a multicloud ajuda a acelerar o seu percurso em cloud

A cloud tem sido um herói desconhecido ao longo de 2020, permitindo que as empresas acelerem a inovação e a adaptação, num mundo que se está a direcionar para o trabalho remoto.

Como a mudança para a multicloud ajuda a acelerar o seu percurso em cloud

A migração para a cloud está a emergir como uma estratégia-chave para muitas empresas em 2020, como uma aposta para otimizar a segurança, flexibilidade e resiliência das aplicações. Na sequência da pandemia global, as empresas tiveram de transformar as suas operações e culturas. Estamos agora a viver o "próximo normal" e a adoção de novas tecnologias digitais tem vindo a acelerar. Mas com esta mudança vem a complexidade — e as empresas precisam de considerar cuidadosamente a sua gestão de novas infraestruturas.

Como resultado, muitas empresas estão a operar em ambientes muticloud, compostos por vários fornecedores. Existem muitas razões pelas quais uma empresa irá optar por uma abordagem multicloud, por exemplo, após a situação da COVID-19, as empresas irão precisar de vários níveis de flexibilidade. A utilização de clouds múltiplas permite que as empresas lidem com as migrações para a cloud de uma forma mais digerível, em vez de uma abordagem de "big bang".

O nosso inquérito sobre a utilização da cloud de 2020 mostrou que, das empresas que já adotaram a cloud, uns surpreendentes 86% acolheram uma abordagem multicloud. Mas que benefícios-chave impulsionaram esta tendência?

Menos risco

O principal motivo pelo qual as empresas estão a mudar para a abordagem multicloud é a preocupação com a segurança e o risco. Se um prestador de serviços em cloud (Cloud Service Provider — CSP) for comprometido, ter um ambiente multicloud significa que os componentes de outras clouds permanecem intactos. Os departamentos de IT podem então mover as suas workloads comprometidas para outro ambiente.

Oportunidade para a negociação

Os ambientes multicloud irão exigir normalmente vários fornecedores, o que significa que há uma oportunidade para a negociação. Isto resulta em benefícios financeiros, flexibilidade e resiliência.

Conformidade 

Um dos principais benefícios da abordagem multicloud é a sua capacidade de cumprir as regulamentações que variam de acordo com a localização geográfica, como o RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados). Ao utilizar clouds múltiplas, os seus processos empresariais podem ajustar-se melhor à localização de alojamento e aos requisitos geográficos e de dados — um fator-chave de sucesso.

Dependência das aplicações

Ao nível das aplicações, as melhores soluções baseadas em cloud podem ser exigidas ou especificadas pela empresa nas principais áreas funcionais (por exemplo, em CRM ou cadeias de fornecimento) e isto fará frequentemente movimentar as estratégias de multicloud por toda a gama de tecnologias.

Velocidade

Uma abordagem multicloud aumenta potencialmente a velocidade na qual os projetos são concluídos. Ao separar as suas funções essenciais, os projetos são divididos em partes gerenciáveis e mostram sucesso mais rapidamente quando comparados com um sistema de uma única cloud.

Como resultado, o sistema multicloud está a ajudar a acelerar as migrações para a cloud. A conectividade privada multicloud oferece um ambiente ideal para a migração, desde um desempenho mais rápido até uma melhor experiência de aplicações. A importância da conectividade entre os fornecedores é crucial, e uns surpreendentes 88% das empresas ativaram as suas estratégias multicloud com uma ligação privada.

Neste mundo pós-pandémico, dimensionar progressivamente a sua empresa implica soluções robustas e uma estratégia multicloud pode ajudar a alcançar isso mesmo. É importante analisar de que forma a cloud pode beneficiar a sua empresa e seguir as etapas para avaliar a melhor estratégia de cloud para si. Ter um parceiro de conectividade consigo desde o início pode fazer toda a diferença no sucesso de um projeto de migração para a cloud. Se quiser obter mais informações sobre a melhor forma de utilizar a cloud, contacte hoje mesmo a Colt Technology Services. 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Colt

 
Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 29 Janeiro 2021

IT INSIGHT Nº 29 Janeiro 2021

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.