Branded Content

A transformação das comunicações

Como disponibilizar serviços de mobilidade de comunicação, integração com aplicações de negócio, rápida adoção e modelos de consumo mais flexíveis?

A transformação das comunicações

A transformação das comunicações empresariais passa por soluções baseadas em arquiteturas de Cloud Híbrida, o que implica a existência de dois pilares: CPE e Cloud.

 

1. CPE

A oferta de comunicações empresariais da Alcatel-Lucent Enterprise posiciona-se nos mercados das PMEs e grandes empresas. Pela sua especificidade, cada um destes mercados é endereçado por uma família de produtos, OXO Connect e OmniPCX Enterprise, respetivamente. Brevemente iremos disponibilizar novas versões de software para estas plataformas e um novo sistema para PME’s, centrado em soluções Full IP e Cloud, designado OXO Connect Evolution.

O OXO Connect Evolution é um sistema telefónico escalável, suportado numa plataforma robusta e otimizada, para empresas de 5 a 300 utilizadores. Oferece acesso integrado ao serviço de colaboração Alcatel-Lucent Rainbow™, disponibilizando comunicações empresariais e serviços de colaboração de voz e vídeo para todos os utilizadores, onde quer que estejam.

  • Simples - Alimentação por PoE, sem ventoinha, instalação e configuração simplificada.
  • 100% IP - Serviços avançados de telefonia, configuração de Empresa ou Hotel, terminais IP/SIP, mobilidade IP-DECT, WLAN e múltiplos trunks SIP.
  • Cloud – Colaboração, mobilidade, atualização automática de software, gestão remota, analítica e inventário.

 

2. Cloud

O Alcatel-Lucent Rainbow™ é uma plataforma empresarial, baseada na Cloud, que disponibiliza serviços UCaaS e CPaaS, interligando pessoas, processos e sistemas. O Rainbow não é apenas mais uma plataforma de colaboração, mas sim uma solução que pode interoperar com outras plataformas e aplicações, oferecendo a cada utilizador a melhor experiência.

 

UCaaS

Os serviços UCaaS estão disponíveis em qualquer dispositivo desktop (PC, MAC e Web) ou smartphone (iOS e Android). O Rainbow permite a interligação aos sistemas OXO Connect e OmniPCX Enterprise, mas também a PBX de terceiros.

A solução Rainbow UCaaS é baseada em 3 planos de subscrição. O Essential, permite a qualquer utilizador utilizar o Rainbow num modelo gratuito a que chamamos Freemium. As opções Business e Enterprise, que adicionam um vasto conjunto de funcionalidades, baseiam-se num preço por utilizador/mês, permitindo às empresas pagarem apenas o que consomem de uma forma flexível e simples. Uma dessas funcionalidades é a Gateway WebRTC, que permite a comunicação de voz entre clientes Rainbow e telefones internos da empresa e/ou com a rede pública. Este serviço concretiza a convergência entre o mundo CPE e a Cloud.

 

CPaaS

Embora várias empresas de UC ofereçam UCaaS hoje em dia, o Rainbow levou o serviço para um nível superior, incluindo também uma solução de CPaaS. Esta plataforma de comunicações como serviço, Rainbow API Hub, disponibiliza ferramentas de inovação e suporte à transformação digital, ao possibilitar a inclusão de serviços de comunicação em tempo real nas aplicações existentes.

O Alcatel-Lucent Rainbow™ CPaaS disponibiliza as seguintes opções para integração e desenvolvimento: SDK para Web, permite adicionar de forma rápida e simples serviços de UCaaS no seu portal ou aplicação web. SDK para NODE.JS permite criar chatbots ou monitorizar dispositivos, alarmes e estatística de sensores IoT. SDK para Mobile, possibilita a adição de serviços de UCaaS nas Apps de negócio que existam nos seus clientes. Por último, REST API, para automatizar toda a operação e gestão do Rainbow através das aplicações existentes.

Desta forma, é possível desenvolver serviços diferenciadores, adaptados aos requisitos de cada mercado vertical (Adm. Pública, Saúde, Hotelaria, Transportes, Educação, …) tendo como base as funcionalidades de presença, IM, voz e vídeo.

 

Branded Content

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.