Branded Content

A tendência da DCIM 3.0 explicada em poucas palavras

Não será uma surpresa para quem se move no nosso setor dizer que vamos continuar a ver uma tendência de crescimento significativo de utilizadores conectados em todo o mundo, e que esse crescimento vai colocar ainda mais pressão sobre os data centers

A tendência da DCIM 3.0 explicada em poucas palavras

Contudo, alguns podem surpreender-se ao descobrir que estamos já na terceira onda de evolução daquilo que começou, na década de 1980, como o modelo de TI de cliente e servidor – a Gestão de Infraestruturas de Data Center (DCIM, na sua sigla em inglês).

DCIM 1.0

Sim, quando os cabelos volumosos e os walkmans estavam na crista da onda, havia procura por pequenas UPSs (fontes de alimentação ininterrupta) que suportavam servidores de PC e o software para os gerir. Na Schneider Electric chamamos a isto de DCIM 1.0, pois introduziu o software básico de Gestão de Infraestruturas de Data Center para monitorizar e gerir os dispositivos e ajudar os operadores a entender o que estava a acontecer nos seus data centers.

DCIM 2.0

A visibilidade que a DCIM trouxe foi uma ferramenta útil até cerca de 20 anos mais tarde, já na década de 2000, quando surgiu um novo desafio. Os CIOs começaram a preocupar-se com a existência de tantos servidores de PC e queriam controlá-los. Então, começaram a mover os servidores para o data center, criando um novo conjunto de desafios. Pela primeira vez, os operadores perguntavam-se se dispunham de espaço, energia e refrigeração suficientes para lidar com as cargas. Como resultado, a indústria começou a desenvolver software para dar resposta a essas necessidades e ajudar a definir uma nova métrica em torno da eficiência energética, chamada PUE. Consideramos esta a época da DCIM 2.0 (que também foi quando o termo ‘DCIM’ foi cunhado), pois o software evoluiu com novas capacidades de planeamento e modelagem para enfrentar os desafios.

DCIM 3.0

Atualmente estamos, uma vez mais, a enfrentar novos desafios, e damos agora início ao que acreditamos ser mais um ciclo de 20 anos – este, acelerado pela pandemia. O nosso foco já não está no data center tradicional, mas em todos os pontos de conexão entre o utilizador e as aplicações. A infraestrutura de missão crítica está em toda a parte e precisa de funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana.

O amplo ambiente híbrido de TI está a desafiar até mesmo as organizações mais sofisticadas no que toca a manter a resiliência, segurança e a sustentabilidade dos seus sistemas de TI. Esta é a tendência a que agora chamamos DCIM 3.0. É por causa dela que modernizamos o nosso portefólio de software EcoStruxure IT para incluir monitorização, gestão, planeamento e modelagem da infraestrutura física de TI, com opções de implementação flexíveis que incluem soluções no local e na cloud para dar suporte a ambientes de TI distribuídos – a partir de algumas localizações para milhares de outras a nível global. Para além disso, o software precisa de extrair e integrar dados de outros sistemas para poder enfrentar com sucesso os desafios que se colocam aos CIOs.

Data centers sem fronteiras

A DCIM, enquanto categoria de software, mudou drasticamente desde a sua introdução há tantas décadas (e duas evoluções) atrás. Enquanto algumas empresas estão a eliminar as suas ofertas de DCIM, a Schneider Electric está a investir no EcoStruxure IT para melhor servir os clientes, capacitando-os para operarem uma infraestrutura de TI mais resiliente, segura e sustentável a partir de qualquer lugar.

E há algo de que não temos dúvidas: a complexidade dos data centers sem fronteiras vai continuar a aumentar, e, portanto, a tornar mais desafiante manter a sua resiliência e cibersegurança – e a tudo isto junta-se ainda o desafio emergente da sustentabilidade. Uma história para continuar em próximos capítulos.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Schneider Electric

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.