Branded Content

A nova educação em tempos de pandemia

A integração de recursos de comunicação em tempo real nas plataformas de Learning Management System (LMS), potencia e simplifica todo o método de ensino

A nova educação em tempos de pandemia

A pandemia COVID-19 forçou uma alteração profunda no modo como vivemos, trabalhamos e estudamos, tendo acelerado a transformação digital do nosso local de trabalho, mas também das instituições de ensino. Conceitos como teletrabalho e sala de aula virtual entraram nas nossas vidas. A Alcatel-Lucent Enterprise está, desde o início, na linha da frente desta evolução, suportando as empresas, trabalhadores e estudantes.

A educação foi uma das áreas que teve de se adaptar, disponibilizando à comunidade educativa, a continuidade do processo letivo de forma não presencial. Apesar de na maioria das instituições já existirem plataformas de gestão de ensino (LMS), estas não disponibilizam formas de comunicação e interação em tempo real entre os docentes e os alunos. Embora a organização geral, os conteúdos e o planeamento das aulas, resida na plataforma LMS, a gestão e definição das salas virtuais são feitas em plataformas diferentes e sem qualquer interligação. Esta duplicação, ou mais, de plataformas, resulta numa maior complexidade e dificuldade de gestão para professores e alunos.

Passada esta primeira fase, as instituições deverão evoluir as suas plataformas com o objetivo de unificar e controlar a gestão do ensino a partir da plataforma LMS existente, protegendo o investimento e facilitando a curva de aprendizagem. Deverão apostar na integração entre as plataformas de LMS e as soluções que combinam comunicação em tempo real, incluindo texto e voz, com recursos colaborativos, como a partilha de documentos, videochamada, videoconferência e partilha de ecrã.

Rainbow Classroom

O Alcatel-Lucent Enterprise Rainbow Classroom é uma solução totalmente segura (segundos os padrões LTI), desenvolvida para integrar com sistemas de gestão de ensino (LMS), que disponibiliza recursos de colaboração em tempo real, permite a criação e gestão de salas de aulas virtuais, bem como os mecanismos de segurança e controlo dos participantes. Ou seja, permite que o professor e os alunos usem os dados existentes no sistema LMS e iniciem salas de aula virtuais, sem sair da interface LMS.

O conector de integração está disponível para as plataformas Moodle e Canvas, estando previsto o suporte de Blackboard até final de 2020. A flexibilidade do modelo e arquitetura do Rainbow Classroom, permite adaptar a integração e o nível de funcionalidades, às necessidades e opções de cada entidade de ensino.

Interface

A imagem abaixo apresenta o planeamento de uma aula na interface da aplicação Moodle.

É a partir desta interface que o professor estabelece as regras gerais de participação na aula virtual e dá início à aula. Os alunos que estão inscritos no curso serão adicionados automaticamente à sala de aula após a criação da mesma, não havendo necessidade de enviar convites.

Através da interface de LMS, o professor terá acesso às seguintes funcionalidades:

  • Sincronização com a diretoria de estudantes inscritos no curso;
  • Seleção dos estudantes;
  • Definição de regras por defeito da sala de aula / aluno (Chat, Vídeo, Áudio, écran e ficheiros);
  • Criação automática dos participantes no Rainbow Classroom;
  • Início da sessão de aula virtual.

No decorrer da aula o professor poderá ainda:

  • Aceder e ajustar das definições da sala de aula;
  • Sobrepor as regras predefinidas de sala de aula. Ativando / desativando chat, vídeo, áudio, partilha de ecrã e ficheiros;
  • Controlar individual cada estudante;
  • Iniciar a sessão de aula virtual (Chat, Vídeo, Áudio, Partilha de ecrã e ficheiros);
  • Gravar o vídeo e áudio da aula virtual;
  • Criar grupos de estudantes associados a um curso específico;
  • Colaborar e interagir com grupos de estudantes;
  • Controlar as atividades dos grupos;
  • Disponibilizar whiteboard;
  • Ativar / desativar a interação dos alunos via whiteboard durante a aula;
  • Aceder a analítica da audiência (presença / ausência, tempo médio global e individual da assistência).

Modelo de negócio

Tendo em conta as especificidades do mercado da educação, a solução é baseada num modelo de subscrição distinto entre professores e alunos. No caso dos professores, terá um valor mensal e para os alunos será gratuito.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Alcatel-Lucent Enterprise

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.