Branded Content

A importância da cloud e o seu impacto na continuidade dos negócios

À medida que o tempo passa e que os efeitos da pandemia se fazem sentir, cada vez mais líderes empresariais percebem as limitações de não fazerem a migração para a cloud

A importância da cloud e o seu impacto na continuidade dos negócios

A cloud está a tornar-se o modelo de IT dominante, oferecendo agilidade, eficiência e flexibilidade para atender às necessidades de negócios em constante mudança, mudança essa que faz com que os executivos C-level revejam e adaptem os planos de continuidade de negócio e que em última análise se resumem a três pontos:

  1. Competitividade: a sua força de trabalho é produtiva e colaborativa? Aproveita os dados gerados pelo negócio para melhorar a experiência dos clientes e conquistar novos clientes? Otimiza as suas operações em termos de custo e eficiência?
  2. Resiliência: a sua empresa consegue responder às pressões e oportunidades do mercado com agilidade? A sua organização tem um nível adequado de segurança, face ao crescente número de ameaças?
  3. Inovação: os modelos atuais permitem inovar através de melhorias e / ou novas soluções? A organização consegue perceber e antecipar mudanças ou transições de mercado e responder de forma eficaz?

Muitos dos seus concorrentes estão a responder sim a estas questões. E todos os que responderem negativamente encontram-se (consciente ou inconscientemente) numa situação desafiante.

A resposta frequentemente está nos dados (data is the new goal)

A recolha e tratamento dos dados do negócio, para auxílio a tomadas de decisão é fulcral e benéfica para qualquer organização.

O aprimoramento de uma plataforma de dados baseada em cloud permite dotar as equipas de agilidade, multiplicando a velocidade de desenvolvimentos a curto prazo.

Hoje sabemos que o sucesso de uma organização é fortemente influenciado pela eficácia da abordagem da informação que recolhe e processa. No entanto, recolher, organizar e otimizar estes dados é uma tarefa complicada.

Ao concentrarem-se na construção de uma arquitetura digital inteligente baseada em tecnologias cloud, as empresas ativam o valor dos dados e colhem os seus frutos de uma forma mais rápida e eficaz, tendo ao seu dispor um conjunto de ferramentas para o efeito. Ao colocar os dados no centro da evolução organizacional, as empresas podem obter uma visão clara de todo o seu ecossistema, tomar decisões informadas e criar agilidade nos negócios.

Agilidade dos negócios é crítica

A agilidade dos negócios é alcançada pela adaptação rápida às necessidades do mercado. E a COVID-19 transformou para sempre o mercado, especialmente no que respeita à adoção do digital. As empresas precisam de se adaptar rapidamente, ou correm o risco de perder terreno para os concorrentes que já estão mais avançados na transformação digital. Organizações que já utilizam soluções de cloud podem beneficiar de menores “time to market”, que alinhem a infraestrutura de IT, com as metas e objetivos de negócios.

Podem ainda escalar processos de IT conforme necessário, otimizando o uso dos ativos.

A segurança está na base da resiliência

As ciberameaças estão a aumentar e prevê-se que continuem a crescer na ordem dos 25% durante o ano 2021. Mesmo para empresas que já estão na cloud, vemos uma oportunidade de definir e implementar melhores políticas de segurança, para mitigar vulnerabilidades e reduzir o risco de ataques futuros.

As organizações devem continuar a adaptar as suas abordagens de segurança e investir em novos modelos. A única abordagem eficaz para a segurança e a resiliência dos negócios é uma abordagem de arquitetura holística – que seja de gestão fácil, adaptável, responsiva e desenvolvida com o parceiro certo.

Contratar especialistas

Ainda é difícil para alguns executivos C-Level, perceberem o contributo da migração para cloud, para a tão desejada agilidade empresarial. O desafio? O ritmo da inovação proveniente da Microsoft e de outros fornecedores de cloud pública exige um investimento significativo para interpretar e traduzir as inovações em soluções que atendam os objetivos dos negócios. Este investimento, para a maioria das organizações é simplesmente proibitivo, mas crítico caso queiram permanecer competitivas e na vanguarda da tecnologia.

Trabalhar com um parceiro de confiança, como a Logicalis, elimina esse desafio.

A experiência da Logicalis com clouds privadas, hosted, híbridas e públicas garante que as empresas recebam um ambiente seguro, ágil, escalável e universalmente disponível, ao mesmo tempo que obedece aos mais rígidos padrões de segurança, independentemente do local em que os sistemas operam.

Saiba mais sobre as soluções cloud da Logicalis. pt.logicalis.com

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Logicalis

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.