Branded Content

Conecte pessoas, coisas e negócios com soluções inteligentes

Ao realizar análises cada vez melhores e com dados de qualidade, recolhidos através de dispositivos de IoT, as pequenas e médias empresas tornam-se mais competitivas e aceleram o seu crescimento, aproveitando todas as oportunidades do mercado

Conecte pessoas, coisas e negócios com soluções inteligentes

Frigoríficos que fazem pedidos para o supermercado, luzes que se acendem sozinhas e robôs que fazem a limpeza: apesar de parecer um cenário futurista, estas são apenas algumas das aplicações possíveis da IoT (Internet das Coisas), com as quais nos fomos familiarizando como consumidores individuais.

 

E nas nossas empresas? qual o impacto que a iot pode produzir numa organização?

Com o amadurecimento da tecnologia, as aplicações de IoT serão cada vez mais e mais acessíveis para as empresas, criando um forte impacto nos mais diversos setores da economia.

De forma geral, sabemos que o conceito da Internet das Coisas se baseia num conjunto de dispositivos com sensores de baixo custo e sistemas embebidos, interligados por uma rede, e que funcionam de maneira inteligente. A IoT é frequentemente mencionada como um facilitador-chave da transformação digital.

A noção de incorporar sensores em máquinas com conectividade para transmitir dados evoluiu nas últimas décadas. Mais recentemente, os custos de sensores e consumo de energia caíram, enquanto a conectividade se tornou omnipresente e os protocolos da Internet proliferaram. O resultado é que cada "coisa" - de equipamentos industriais a todos os produtos de consumo imagináveis - está agora conectada e a partilhar dados.

 

O futuro da IoT é agora

A IoT tem assistido a tempos de crescente interesse entre as empresas, oferecendo novas iniciativas de negócios digitais.

Mesmo que ainda possa parecer distante da realidade dos pequenos negócios, já é possível implementar soluções em empresas de todos os tamanhos e obter ótimos resultados. Também as pequenas e médias empresas estão a descobrir o valor do uso de software de análise de dados para uma estratégia de crescimento. Redução de custos

Da utilização da Internet das Coisas decorre diretamente um uso otimizado de recursos e da capacidade de automação de diversos ativos da empresa, o que contribui diretamente para a diminuição dos custos operacionais do negócio.

Com processos mais eficientes, menor necessidade de manutenção, controlo remoto e automação de tarefas, o quadro de funcionários também tende a ser rentabilizado e os gastos minimizados, podendo ser redirecionados para investimentos em crescimento e novos mercados.

Esta é uma grande vantagem para as pequenas e médias empresas que, muitas vezes, não têm orçamento para manter grandes equipas de trabalho, o que afeta o seu crescimento.

 

Proatividade

A conectividade de todos os dispositivos da empresa também implica uma visão geral mais amplificada dos processos de produção e operação, desde a conceção de cada produto até ao destino final. Desta forma, é possível visualizar qualquer tipo de falha ou dificuldade que possa prejudicar as operações e reduzir a capacidade produtiva da empresa.

Neste enquadramento, o gestor pode tomar as devidas providências para correção sempre que uma situação adversa for detetada, ou quando um processo não apresentar o desempenho esperado. O controlo em tempo real permite que os problemas sejam identificados no momento em que acontecem, permitindo uma reação instantânea e redução de eventuais perdas.

 

Competitividade

Na posse de todos estes dados, é possível utilizar a Data Science para entender melhor o negócio e traçar metas e objetivos sustentáveis, assim como tomar atitudes para melhorar determinadas rotinas e obter resultados mais eficientes. Administrar uma empresa totalmente conectada através das nossas aplicações, plataforma e tecnologia para Internet das Coisas (IoT) potenciará o surgimento de novos modelos de negócio e a redução de custos. Ao tirar partido da informação em tempo real, o único risco é o de uma maior competitividade.

 

Branded Content co-produzido pela MediaNext para a HighValue

 

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.