A IT Insight entrevista os Parceiros da DSPA Insights 2019

Closer vai explicar como "Data Science e AI podem impactar a indústria"

A Closer é Gold Sponsor da DSPA Insights 2019. Uma apresentação sobre a aplicabilidade da ciência de dados e inteligência artificial na indústria será um dos principais contributos para o evento

Closer vai explicar como "Data Science e AI podem impactar a indústria"

O que é que a Closer vai apresentar na DSPA Insights 2019?

Este ano, a Closer irá apresentar a sua visão para o posicionamento da inteligência artificial no sector industrial. Desde que a humanidade passou de processos de manufatura para processos industrializados, tem-se vindo a incorporar avanços tecnológicos nos processos industriais para aumentar a eficiência e, naturalmente, os lucros. Neste momento, estamos a observar a ocorrência da 4ª revolução industrial (Industry 4.0), com a incorporação inteligência artificial, cloud computing e IoT nos vários níveis da cadeia de produção. Na nossa apresentação iremos falar do impacto desta incorporação e de que modo Data Science e AI podem impactar a indústria.

 

O que é que a Closer está a fazer na área de data science (tipologia de projetos em DS, AI, ML, Analytics ou BI)?

Neste momento, temos vindo a desenvolver projetos de Data Science em vários setores, desde a indústria à saúde, passando pela banca, seguradoras e retalho. Em consequência de uma forte demanda por parte do mercado, tanto a nível nacional como internacional, temos vindo a especializar-nos na área de otimização logística, desenvolvendo modelos com aplicabilidade a vários dos setores referidos.

Devido à nossa forte experiência em Data Science, o foco da Closer desde a sua génese, temos também vindo a desenvolver um trabalho de consultoria estratégica no sentido de definir em conjunto com os nossos clientes o roadmap de use cases de Data Science e a estratégia de recolha de dados mais adequados, para que os mesmos estejam preparados para responder às suas necessidades presentes e futuras.

 

Qual é o grande objetivo da Closer com a sua participação na DSPA Insights 2019?

Na nossa participação do ano passado, a primeira edição do Insights, apresentámos formas de orquestrar de forma inteligente o trabalho de pessoas, de modo a aumentar a produtividade. Este ano, pretendemos apresentar a nossa abordagem para o aumento de produtividade e eficiência, aplicado à indústria.

Esta conferência é para nós uma oportunidade de participar num momento de partilha de conhecimento com o mercado e com a comunidade científica e académica.

 

Quais as maiores dificuldades sentidas no desenvolvimento da atividade nestes domínios face ao número crescente de oportunidades de negócio?

Atualmente tem-se observado uma mudança de mindset por parte das empresas e o tema Data Science está claramente na agenda dos maiores players do mercado.

Assim, com o aumento do número de projetos nesta área, torna-se essencial garantir o crescimento sustentado das nossas equipas e, neste momento, o panorama do mercado em termos de recrutamento é altamente competitivo. Por isso, temos sentido que o recrutamento de pessoas com experiência se tornou muito mais desafiante, sendo necessário garantir que oferecemos um ambiente em que a pessoa se sinta desafiada e em constante crescimento.

No sentido de garantir o desenvolvimento dos nossos Data Scientists temos nas nossas equipas IT Specialists, cuja função principal é partilhar conhecimento e boas práticas, de modo a servir como catalisadores da evolução da equipa, e garantir que todos os nossos entregáveis têm o selo de qualidade Closer.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.