Clientes, parceiros e colaboradores são o ponto de partida para estratégia de transformação digital no Lidl Portugal

Pedro Nunes, Diretor de Aplicações de Negócio IT no Lidl Portugal, explica o processo de implementação da estratégia de digitalização, que exige uma cooperação entre o IT e as diferentes áreas de negócio na organização

Clientes, parceiros e colaboradores são o ponto de partida para estratégia de transformação digital no Lidl Portugal

Estávamos em 1995 quando o Lidl chegou ao mercado português, com a inauguração do seu primeiro entreposto em Sintra e a abertura simultânea de 13 lojas.

Hoje, o Lidl Portugal, subsidiária da cadeia internacional de retalho alemã Lidl, que pertence ao Grupo Schwarz, conta com uma rede de mais de 270 lojas espalhadas de Norte a Sul do país e com quase nove mil colaboradores. Algumas das linhas orientadoras da empresa passam pela proximidade ao cliente, com uma oferta diferenciada e um ecossistema organizacional assente em parcerias, respeito pela diversidade de culturas e desenvolvimento e formação do talento dos próprios trabalhadores.

É neste panorama que Pedro Nunes, Diretor de Aplicações de Negócio IT do Lidl Portugal desenvolve o seu trabalho. Integrou a empresa em 2003 e é desde 2009 o responsável pelo departamento de IT Business Consulting, a área responsável por fazer a ligação entre as áreas de negócio da empresa e o próprio departamento de IT.

Transformação digital aplicada ao retalho

O objetivo final é claro: prestar e melhorar o serviço, não só para clientes, mas também para parceiros e colaboradores. “Sendo uma empresa de retalho, a estratégia de transformação digital reside num conjunto de iniciativas centradas nas nossas operações com o objetivo final de melhorar os serviços prestados aos nossos clientes, parceiros e colaboradores”, começa por enquadrar Pedro Nunes.

Algumas das soluções implementadas pela empresa de retalho, como o Lidl Plus e as soluções de self-checkout são soluções que, na visão do Diretor de Aplicações de Negócio IT, permitiram uma “melhoria da experiência de compra do nosso cliente”.

Internamente, é realizada uma avaliação contínua aos processos internos juntos das áreas de negócio da organização “por forma a eliminar as ineficiências existentes e, sempre que se justifique, digitalizamos os respetivos processos”.

Pedro Nunes considera que “este alinhamento com as áreas de negócio é essencial para que se consigam aplicar as soluções e tecnologias mais adequadas. A usabilidade, estabilidade e o retorno financeiro são critérios essenciais que são monitorizados continuamente ao longo do processo de transformação”.

Para a aplicação da estratégia de transformação digital do Lidl, Pedro Nunes destaca “o empowerment da gestão de topo, associado ao envolvimento de toda a hierarquia” como “essencial para a implementação de qualquer estratégia de negócio”. Neste caso, “a transformação digital não foge a esta regra”, reitera.

Desta forma, “a cooperação entre IT e as diferentes áreas de negócio ao nível do alinhamento do portfólio de aplicações e tecnologias, tal como a priorização conjunta dos processos a digitalizar, são preponderantes na implementação da estratégia de digitalização”, prossegue Pedro Nunes.

A colaboração com estruturas internacionais é vista como outro ponto fulcral, “pois permite-nos ser país-piloto para muitas soluções e, desta forma, podemos, em conjunto com as áreas de negócio, influenciar a direção de muitos produtos estratégicos”.

As pessoas no centro da transformação digital

Para Pedro Nunes as pessoas são o fator-chave para que uma organização consiga ser bem-sucedida no processo de transformação digital. “O envolvimento que cada colaborador sente e o contributo que cada um pode dar são fundamentais neste processo”, defende, considerando ainda a capacitação e formação como outro dos pilares da estratégia do Lidl Portugal. A transformação faz-se ainda de investimento de tempo: “é também fundamental dar as condições necessárias em termos de tempo a investir neste processo. Sendo uma empresa focada nas operações é importante encontrar o equilíbrio entre o tempo empregue em inovação e as tarefas do dia a dia”.

Principais desafios

“A cibersegurança é um tópico que requer a nossa atenção”, admite Pedro Nunes, que elenca os grandes desafios que a “dispersão geográfica associada à grande abrangência tecnológica que caraterizam uma empresa de retalho alimentar como a nossa colocam”.

Ao nível da cibersegurança, a organização tem apostado num investimento que garanta “a transparência do estado dos sistemas em termos de segurança e vulnerabilidades e na respetiva mitigação e resolução através de atualizações regulares sempre com o objetivo de não impactar a operação 24/7”. “Mais importante”, prossegue Pedro Nunes, “são os programas de awareness que enquanto IT fazemos junto de todos os colaboradores utilizando uma vertente pedagógica, que tem mostrado resultados muito animadores”.

O caminho da transformação digital

Atualmente, o Lidl Portugal encontra-se a desenvolver projetos em conjunto com as estruturas internacionais ao nível da infraestrutura de telecomunicação e da utilização e implementação de inteligência artificial nos processos de loja. Pedro Nunes revela algumas novidades assentes na ideia de transformação digital do negócio, que chegarão brevemente até aos clientes: “outro exemplo concreto de um projeto de digitalização com grande impacto na sustentabilidade é a utilização de preçários eletrónicos que estarão disponíveis em todas as lojas até final do presente ano fiscal”.

“Acreditamos na estratégia que adotámos e o futuro passa pela consolidação da mesma. Melhorar a experiência de cliente, apostando ainda mais numa comunicação omnicanal e na fidelização com a ajuda da nossa App Lidl Plus será um dos pontos-chave no futuro próximo. Continuaremos a automatizar, monitorizar os nossos processos operacionais com o intuito de otimizar as nossas atividades de vendas, logística, gestão e pós-venda, reduzindo assim erros e custos”, afirma. Neste caminho, os colaboradores representam uma peça essencial para o futuro: “iremos continuar a nossa aposta na capacitação dos nossos colaboradores, pois são eles que nos vão fazer alcançar estes objetivos”, conclui.

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.