Microsoft Portugal lança programa de diagnóstico da transformação digital

Para ajudarem as organizações portuguesas no seu processo de transformação digital, a Microsoft e a IDC uniram esforços para o desenvolvimento de um programa que faz um diagnóstico da maturidade digital das empresas e as ajuda a migrar os seus processos

Microsoft Portugal lança programa de diagnóstico da transformação digital

Para as empresas que desejem acompanhar a mudança deste paradigma, a Microsoft oferece uma ferramenta de assessment online que, com apenas 25 questões, faz uma comparação com o panorama atual do mercado nacional e a sua indústria. As empresas têm depois acesso a um conjunto de recomendações sobre as alterações que devem implementar para avançar no processo de transformação digital.

Em articulação com a IDC, as organizações podem ainda participar em workshops gratuitos, de duas horas, que oferecem uma avaliação dos resultados da análise feita e definição dos próximos passos, tendo em conta as prioridades de negócio, áreas de inovação e prioridades de IT. No relatório final, as empresas recebem propostas de iniciativas relevantes para ultrapassar o gap que as separa da concorrência, nas áreas de liderança, omni-experiência, contratação de Talentos, Modelo Operacional e Gestão de Informação.

Com esta iniciativa, a Microsoft e a IDC procuram contribuir de forma proativa para que até 2018 metade das empresas portuguesas com mais de 250 colaboradores estejam nos três níveis mais avançados de transformação digital e que até 2020 este número cresça para 68%.

“No atual contexto económico global, a transformação para o digital assume-se, não como um indicador acessório de modernidade, mas como um fator essencial e crítico para a competitividade e sustentabilidade futura das empresas portuguesas”, salienta Alexandre Pinho, diretor da área de Grandes Empresas e Serviços da Microsoft Portugal. “Num mundo em que os clientes estão cada vez mais exigentes, informados e conscientes dos benefícios da economia digital, a pressão para que os produtos, serviços e modelos de relacionamento das empresas acompanhem esta tendência, acentua-se de forma exponencial, determinando em grande escala o sucesso ou insucesso dos respetivos modelos futuros de negócio. Precisamos nesse sentido de estimular e promover um novo paradigma de liderança que não se limite apenas a reconhecer a importância da transformação digital, mas que a assuma como fator essencial e urgente da estratégia de crescimento e diferenciação, fazendo dela uma prioridade absoluta nos planos estratégicos de investimento e inovação”.

As principais indústrias globais estão focadas neste processo: as 10 maiores investiram este ano, a nível global, cerca de 141 mil milhões de euros na transformação digital das organizações segundo dados revelados por diversos analistas de mercado (IDC, PAC, Gartner, Markets and Markets, MGI analysis).

Além das rápidas mudanças tecnológicas, as empresas terão de lidar com perturbações geopolíticas, económicas e ambientais. A transformação digital é uma forma de criar empresas “anti-fragilidade” que podem não só sobreviver a tais perturbações, como também prosperar, defende Gabriel Coimbra, country manager da IDC Portugal. “Há muito mais na transformação digital para além da tecnologia. É um processo contínuo através do qual as empresas se adaptam e apresentam mudanças inovadoras aos seus clientes, ao mesmo tempo que melhoram a eficácia operacional e o seu desempenho organizacional. A IDC acredita que as organizações ou aderem à transformação digital e prosperam, ou falham nesta matéria e terão dificuldades em sobreviver”, considera o responsável.

A maioria das grandes empresas enquadra-se nos três níveis intermédios de Digital Transformation (Opportunistic, Repeatable e Managed) e o objetivo a curto prazo, com este programa conjunto, é que mais de 50% das organizações passem para os níveis Digital Players, Transformers ou Disrupters.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.