Capacidades de aprendizagem automática chegarão a cada vez mais dispositivos este ano

A Deloitte prevê que ainda este ano os dispositivos móveis serão capazes de executar tarefas de aprendizagem automática, mesmo sem ligação à rede móvel, e de alterar o modo como interagimos com a tecnologia, de forma transversal a todas as indústrias, mercados e na sociedade. Mas não são os únicos

Capacidades de aprendizagem automática chegarão a cada vez mais dispositivos este ano

Embora a Deloitte preveja que, em apenas 12 meses, os smartphones serão capazes de integrar capacidades de aprendizagem automática, esta inovação não se restringirá apenas a estes equipamentos. Esta tecnologia será implementada em dezenas de milhões (ou mais) de drones, tablets, automóveis, dispositivos de realidade virtual ou aumentada, instrumentos médicos, dispositivos de Internet of Things (IoT) e em novas tecnologias ainda desconhecidas.

“A aprendizagem automática é fascinante e vai revolucionar a forma como realizamos simples tarefas como a tradução de conteúdos, mas terá também consequências importantes no campo da segurança e da saúde, que permitirão melhorar a sociedade”, afirma António Lagartixo, Partner e Technology, Media and Telecommunications leader da Deloitte. “A aprendizagem automática é, por exemplo, um bom ponto de partida para melhorar a resposta em casos de acidentes, salvar vidas através dos veículos autónomos e até reverter a batalha que travamos contra os ciberataques”.

Também a condução será afetada por esta tendência. A Deloitte prevê que em 2022 – e apenas nos EUA – existam menos 6 mil mortes em acidentes rodoviários, um decréscimo de 16% face a 2017. O fator com maior impacto nesta redução deverão ser as tecnologias de travagem automática de emergência (automatic emergency braking - AEB). Espera-se que os sistemas AEB sejam amplamente adotados, económicos e bem-sucedidos no que respeita a salvar vidas, de tal forma que poderão mesmo desacelerar a adoção de carros autónomos.

“Em 2017, as tecnologias, os media e as telecomunicações vão tornar-se ainda mais móveis. Combinadas com capacidades mais inteligentes e mais rápidas, estas inovações vão obrigar as empresas, os governos e os consumidores a desenvolverem a forma como operam e a criar oportunidades para uma transformação mais abrangente em todas as indústrias”, sublinha António Lagartixo.

As previsões da consultora apontam para que em 2017, os ataques DDoS aumentem em escala. Mais do que um aumento significativo, os ataques serão mais difíceis de mitigar e irão aparecer com maior frequência. Espera-se, em média, um ataque de escala terabit/s (Tbit/s) por mês, mais de 10 milhões de ataques no total e uma média de 1.25 e 1.5 gigabits por segundo (Gbit/s) por ataque. Este aumento de ameaça DDoS fica a dever-se em grande parte ao crescente número de dispositivos de IoT, à disponibilização online de metodologias de malware, que permitem que cibercriminosos com pouca experiência explorem equipamentos IoT não protegidos e os utilizem para lançarem ataques e acederem a cada vez maiores velocidades de largura de banda.

Ao longo de 2017, a segurança biométrica deverá proliferar e a base ativa de dispositivos equipados com leitores de impressão digital deverá ascender a mil milhões pela primeira vez no início de 2017. Em média, cada sensor será utilizado 30 vezes por dia, o que implica um total agregado de 10 biliões de utilizações num ano.

Em 2017 serão dados também passos significativos e tangíveis quanto à implementação do 5G, a quinta geração de rede móvel. Os planos de desenvolvimento das redes 4G, assim como o desempenho das primeiras implementações limitadas de 5G, deverão dar a conhecer aos utilizadores e operadores algumas das mais importantes funcionalidades e vantagens das redes 5G, como sejam as velocidades significativamente superiores, a latência mais baixa e a capacidade para dispositivos e sensores IoT de baixa taxa de bits e reduzido consumo energético.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.