SAS Global Forum: a acessibilidade da analítica

É preciso ser Data Scientist para tirar partido do potencial dos dados? A SAS demonstrou o contrário: a analítica pode estar ao alcance de todos os profissionais.

SAS Global Forum: a acessibilidade da analítica

"Data knows no boundaries". Foi este o tema da 11ª edição do SAS Global Forum, realizado de 2 a 5 de abril em Orlando, Florida, e assume aqui um duplo sentido—realidade e necessidade. Os dados não têm de facto limites. Em volume, complexidade, e especialmente potencial. A nossa capacidade de os processar, no entanto, é limitada. Afinal, se não fosse, não se teriam reunido em Orlando mais de 5 mil participantes de diversas áreas e backgrounds para assistir a esta mesma conferência.

Num mundo movido a dados, não se pode esperar que apenas uma minoria tenha a capacidade de tirar partido dos mesmos, ou que uma organização tenha de recorrer a pessoas altamente especializadas para desempenhar funções cada vez mais rotineiras. Nas palavras de Oliver Schabenberger, vice-presidente e CTO da SAS: “Dados sem analítica são potencial ainda não concretizado. Queremos que a analítica seja acessível a todos independentemente do seu nível de qualificações.”

Foi com este intuito que a SAS partilhou as seguintes soluções:

 

  • SAS Viya: Plataforma aberta, escalável e cloud-ready de machine learning para todos os níveis de expertise analítica. Reconhecendo que os usuários têm diferentes experiências e skill sets na área da analítica, os produtos SAS Viya são concebidos para atender às suas necessidades e gerar resultados. Através de APIs e suporte de múltiplas linguagens de programação, o SAS Viya expande as capacidades da empresa com geração de relatórios e exploração interativa, estatística, data mining, machine learning, análise de dados in-stream, previsão, otimização e econometria.

 

  • SAS Results: Solução de results-as-a-service com base na cloud, oferece poder analítico acessível aliado à expertise da SAS, oferecendo respostas e recomendações com base numa estreita colaboração com os clientes, de forma a garantir que estes obtenham as respostas de que precisam—os clientes fornecem os dados e a SAS fornece as respostas. E algumas organizações têm já verificado ROIs tão altos como 600 por cento ao usar a SAS Results. Os clientes podem recorrer à SAS Results uma única vez ou quantas vezes forem necessárias. 

 

  • Plataforma de Análise IoT Edge-to-Enterprise Cisco SAS: Esta é a primeira plataforma edge-to-enterprise para analítica de IoT da indústria com suporte num Cisco Validated Design. Flexível e escalável, a plataforma ajuda as empresas a aplicar analítica em várias camadas da rede com base nos seus requisitos de volume, velocidade e latência. O projeto não só reduz barreiras e riscos como também permite que as organizações se foquem em obter resultados significativos, em vez de gastar tempo e recursos a construir uma plataforma de IoT nativa.

 

Este esforço para eliminar barreiras estendeu-se também à acessibilidade no seu sentido mais lato, como se verificou na apresentação do sistema SAS Graphics Accelerator, que oferece formas alternativas de visualização de dados, como descrições verbais e sonificação interativa—permitindo a utilizadores com deficiências visuais interagir com os dados a um nível que até agora não lhes era possível.

Foram disponibilizadas diversas palestras, entrevistas e painéis no site do evento.

O SAS Global Forum 2018 terá lugar em Denver, Colorado, de 8 a 11 de Abril de 2017.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.