Dispositivo para combater solidão em idosos vence IBM Hackatown

Um dispositivo digital de apoio a idosos, desenvolvido com o contributo da Eurotux, empresa bracarense, venceu a IBM Hackatown, competição de programação dedicada à saúde nas cidades, que se realizou em Lisboa.

Dispositivo para combater solidão em idosos vence IBM Hackatown

O dispositivo de apoio a idosos criado pela CognusTeam, composta por um elemento da equipa de Investigação e Desenvolvimento da Eurotux, empresa de informática de Braga, e por membros da Softinsa, empresa do Grupo IBM, ganhou o primeiro lugar da IBM Hackatown, a par do projeto da equipa SmartThings. A equipa vencedora desenvolveu uma solução direcionada para o acompanhamento de idosos e para a prevenção das consequências da solidão. O dispositivo criado permite interpretar falas da pessoa e responder-lhe adequadamente, por exemplo, fornecendo datas de consultas, anotando itens numa lista de compras ou pedindo para telefonar a alguém.

Uma das componentes da solução desenvolvida é a sensorização. Através de dados de sensores, foram criadas dashboards orientadas para profissionais de saúde e para cuidadores. Estes dados permitem perceber, entre outros aspetos, se a pessoa sofreu uma queda, perguntando automaticamente se está tudo bem com o idoso.

O evento reuniu oito equipas constituídas por especialistas da IBM e por elementos dos parceiros de negócio da gigante tecnológica, como é o caso da Eurotux que tem o estatuto de IBM Gold Business Partner. O objetivo da iniciativa foi o de fomentar a colaboração e o desenvolvimento de conhecimentos em Bluemix, Internet of Things e soluções cognitivas, com o intuito de apresentar alternativas concretas para aplicação no mundo real.

Os hackatowns são eventos dedicados às cidades inteligentes. Neste caso, o mote era a criação de soluções digitais no âmbito da saúde. 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 9 Outubro 2017

IT INSIGHT Nº 9 Outubro 2017

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!