Branded Content

Smart Living, ... Começámos pela segurança

O termo “Smart” que tem origem no acrónimo inglês “Self-Monitoring, Analysis and Report Technology”, foi adotado como forma comum de designar sistemas e produtos capazes de sentir e compreender o meio ambiente onde se inserem.

Smart Living, ... Começámos pela segurança

Esta capacidade de sentir o meio ambiente está relacionada com a recolha dos dados de operação e com os consequentes processamentos analíticos sobre eles efetuados, local ou remotamente. Estes processamentos permitem aos sistemas antecipar situações e reagir de forma a adaptarem-se e regularem o meio ambiente onde operam.

Esta capacidade de antecipação tem por base duas tecnologias, a “Internet of Things”, IoT, e a “Artificial Intelligence”, AI. A IoT garante a gestão e o controlo dos dispositivos, a recolha e a transmissão de dados de operação, de forma segura, através de várias redes de comunicação, e o seu registo. A AI agrega e explora analiticamente os dados operacionais de forma a aprender como automatizar de forma eficaz certas tarefas, libertando o ser humano dessa execução.

Esta nova abordagem “Smart” tem tido grande sucesso ao nível das Smart Cities, utilizando a tecnologia como forma de atender às necessidades dos seres humanos, cada vez mais exigentes e particulares, nos espaços que habitam, proporcionando uma melhor qualidade de vida e, ao mesmo tempo, garantindo a sustentabilidade do meio ambiente a utilização mais racional dos recursos que nos são postos à disposição.

O Smart Living é uma das seis dimensões de uma estratégia de Smart City sustentável, promovendo um conjunto de serviços que em conjunto permitam tornar uma cidade mais atrativa para os seu moradores e visitantes. Serviços que lidam com a gestão dos espaços públicos urbanos, parques, piscinas, jardins, universidades, e centros comerciais. Serviços que lidam igualmente com a gestão de eventos culturais, e atividades, percursos turísticos, segurança e emergência, e saúde e bem-estar.

Stampstar

A StampStar, ao longo dos anos, proporcionou soluções M2M e IIOT adaptadas a cada cliente que assim podem construir e implementar infraestruturas eficientes e confiáveis para monitorizar e gerir redes de ativos quando e onde necessário.

Numa visão multi-layer das diferentes áreas que uma solução de Smart Living devem conter, a antevisão e prevenção de riscos é uma das menos divulgadas, mas uma das mais importantes para assegurar uma qualidade de vida de uma forma geral.

Com uma longa experiência comprovada pelo sucesso da solução SADI Connect, garantimos uma comunicação segura entre o sistema de deteção de incêndio de cada cliente e a corporação de bombeiros, permitindo uma resposta mais rápida e adequada à realidade de cada situação, através de um conjunto de informações que caracterizam cada instalação, disponibilizados através de uma solução em cloud, redundante e robusta, onde gerimos uma rede de equipamentos de comunicação com os nossos clientes, caracterizados por um conjunto de elementos que permitem uma mais rápida intervenção das equipas de socorro.

A plataforma SIGMA, um middleware orientado à troca de mensagens, que permite integrar de forma homogénea diferentes tipos de sistemas e tecnologias, que suporta a solução SADI Connect foi desenvolvida para suportar outros dispositivos, que nos permitem complementar as nossas soluções.

Prosseguindo uma estratégia de complementaridade de soluções, nesta fase todas elas na área da prevenção de riscos, para além do SADI Connect temos já soluções específicas para deteção de inundações a operar há vários anos na cidade de Lisboa.

Estas diferentes soluções permitem responder de uma forma modular a uma das dimensões mais relevantes do Smart Living, dotando a comunidade em que se insere de um vasto conjunto de soluções de monitorização que podem oferecer por um lado uma plataforma de atuação mais eficaz em caso de emergência, mas também a monitorização de um vasto conjunto de sensores que nos permitem medir a qualidade geral do ambiente, podendo operar um conjunto de dispositivos que proporcionem a melhoria geral deste ambiente, promovendo o bem estar. 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Stampstar

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.