Negócios digitais: empresas querem compreender comportamento dos consumidores

A CIOnet consultou a sua comunidade para saber as principais tendências da área de Digital Business, com o objetivo de saber se as empresas se estão a adaptar ao digital.

Negócios digitais: empresas querem compreender comportamento dos consumidores

Entre julho e outubro deste ano a CIOnet Portugal realizou um estudo com o objetivo de saber como o tecido empresarial se está a adaptar ao digital. Das 80 empresas inquiridas, 29% indicaram que as tecnologias digitais disruptivas tiveram impacto no seu negócio nos últimos três anos, tendo sido esta a resposta mais escolhida.

A compreensão do comportamento do consumidor foi apontada por 74 por cento como o ponto mais importante neste campo, pois uma mais fácil adaptação do negócio.

Ao adotarem tecnologias digitais, as empresas procuram também obter uma visibilidade integral das transações em vários canais - Web, redes sociais, apps, mobilidade, POS e Contact Centers.

Apesar de considerarem que já utilizam processos ágeis entre 10 a 50 por cento dos projetos da organização, os inquiridos esperam impacto no negócio através da inovação em produtos digitais e modelos operacionais e de negócio (68 por cento); do envolvimento digital dos seus clientes (63 por cento); de análises avançadas e Big Data (54 por cento).

Apesar da evidente progressão, ainda existem, segundo a CIOnet, alguns obstáculos que provocam resistência a novos projetos.

O facto de a estrutura organizacional das empresas ainda não estar adequada ao negócio digital é entendido por 41 por cento dos inquiridos como uma das principais barreiras. A impossibilidade de adotar uma lógica de experimentação essencial para alcançar as melhores práticas é o segundo obstáculo mais escolhido no que toca a um potencial insucesso dos programas digitais.

“É notório o crescimento de importância do Digital Business para as empresas que se querem manter competitivas. Neste inquérito, verificamos que grande parte das empresas confiam na tecnologia para avaliar cada vez melhor o seu mercado, sobretudo o que os consumidores querem, para assim melhorar as suas propostas”, realça Rui Serapicos, managing partner da CIOnet.  

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.