Tecnológicas planeiam assinar acordo para combater disrupção eleitoral gerada por IA

As principais empresas tecnológicas planeiam assinar um acordo esta semana com vista a pôr fim à utilização de ferramentas de IA para prejudicar eleições

Tecnológicas planeiam assinar acordo para combater disrupção eleitoral gerada por IA

Pelo menos seis grandes empresas de tecnologia – Adobe, Google, Meta, Microsoft, OpenAI e TikTok – estão a planear assinar esta semana um acordo com as linhas orientadoras sobre como tentarão combater a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para perturbar eleições democráticas.

A Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, decorre entre 16 e 18 de fevereiro, no contexto em que mais de 50 países deverão realizar eleições nacionais em 2024.

As tentativas de interferência nos processos eleitorais através de ferramentas de IA já começaram. No mês passado, as chamadas automáticas de IA que imitavam a voz do presidente norte-americano, Joe Biden, procuraram desencorajar as pessoas de votar nas eleições primárias de New Hampshire.

“Num ano crítico para as eleições globais, as empresas tecnológicas estão a trabalhar num acordo para combater o uso enganoso da IA dirigido aos eleitores”, lê-se num comunicado realizado em conjunto por várias empresas. “A Adobe, Google, Meta, Microsoft, OpenAI, TikTok e outros estão a trabalhar em conjunto para progredir neste objetivo comum e esperamos finalizar e apresentar detalhes na sexta-feira na Conferência de Segurança de Munique”.

As empresas ainda não partilharam aquilo que está no acordo. No entanto, muitas já adiantaram que estão a implementar salvaguardas nas suas próprias ferramentas de IA generativa, que têm a capacidade de manipulação de imagens e som. Além disto, disseram também que estão a trabalhar na identificação e categorização de conteúdos gerados por IA de forma que os utilizadores das redes sociais tenham conhecimento sobre se aquilo que estão a ver é real.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.