PC com capacidade de IA vão corresponder à maioria das vendas

Nos próximos anos, os computadores pessoais com capacidades desenhadas para correr tarefas de IA generativa localmente vão corresponder a perto de 60% das vendas do mercado

PC com capacidade de IA vão corresponder à maioria das vendas

Uma nova previsão da IDC indica que as vendas de PC de Inteligência Artificial (IA) – computadores pessoais com capacidades específicas de sistema num chip (SoC) projetados para executar tarefas generativas de IA localmente – vão crescer de quase 50 milhões de unidades em 2024 para mais de 167 milhões em 2027. No final da previsão, a IDC espera que os PC com IA representem quase 60% de todas as vendas mundiais de PC.

À medida que entramos num novo ano, o entusiasmo em torno da IA generativa atingiu um nível febril e a indústria de PC está a correr rapidamente para capitalizar os benefícios esperados de trazer os recursos de IA da cloud para o cliente”, explicou Tom Mainelli, group vice president, Devices and Consumer Research. “As promessas de maior produtividade do utilizador através de desempenho mais rápido, além de custos de inferência mais baixos e o benefício da privacidade e segurança no dispositivo, impulsionaram o forte interesse dos tomadores de decisão de IT em PC com IA. Em 2024, veremos as vendas de PC com IA começarem a crescer e, nos próximos anos, esperamos que a tecnologia passe de um nicho para uma maioria”.

Até recentemente, a execução de uma tarefa de IA localmente num PC era feita na unidade central de processamento (CPU), na unidade de processamento gráfico (GPU) ou numa combinação das duas. No entanto, isso pode ter um impacto negativo no desempenho do PC e na vida útil da bateria porque esses chips não são otimizados para executar a IA com eficiência. Os fornecedores de chips para PC agora introduziram chips específico para IA nos seus SoC, chamados de unidades de processamento neural (NPU), que executam essas tarefas com mais eficiência.

Embora as vendas de PC com hardware habilitado para IA aumentem rapidamente nos próximos dois anos, prevê-se que os PC com IA da próxima geração dominem o mercado até ao final de 2027. A IDC acredita que as vendas de PC de IA da próxima geração serão o dobro dos PC com hardware habilitado para IA até 2027.

Já a Gartner prevê que as vendas mundiais de PC com IA e smartphones com IA generativa estão projetadas para totalizar 295 milhões de unidades até o final de 2024, muito acima dos 29 milhões de unidades em 2023.

A rápida adoção de recursos GenAI e processadores de IA nos dispositivos acabará por se tornar num requisito padrão para fornecedores de tecnologia”, refere Ranjit Atwal, Senior Director Analyst na Gartner. “Esta ubiquidade representará desafios para os fornecedores se diferenciarem dos concorrentes, dificultando a criação de pontos de venda exclusivos e o aumento das receitas”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.