Surveillance-as-a-Service patenteada pela Amazon

A Amazon patenteou a ‘Vigilância como um Serviço’ nos seus drones de entrega de produtos

Surveillance-as-a-Service patenteada pela Amazon

A Amazon mostrou recentemente a nova versão do seu drone de entregas, que ainda não foi lançado comercialmente. Mas além de entregar produtos, a Amazon tem serviços de vigilância em mente, complementares e integrados nos drones de entregas.

A patente de Surveillance as a Service foi originalmente pedida há quatro anos mas só se tornou pública agora. Na descrição da patente pode ler-se o seguinte resumo:

“Um veículo aéreo não pilotado (UAV) pode vigiar uma propriedade de uma parte autorizada. A propriedade pode ser definida por um geomuro, que pode ser um perímetro virtual à volta de uma área geográfica real. O UAV  pode gerar imagens de vigilância, e essas imagens podem incluir objetos dentro e fora da área geográfica" .

Ou seja, os drones poderão servir o propósito de vigilância, mas a Amazon quer garantir a autorização de propriedade de forma a proteger a privacidade de pessoas singulares e a não violação de propriedade privada. 

Também é descrito como os drones podem ser usados para vigiarem portas de garagem abertas, janelas partidas, grafittis, ou mesmo fogos, de forma a notificarem os donos das propriedades que contratarem o serviço sobre eventuais incidentes.

O problema levanta-se com os limites da propriedade autorizada. Usar drones de entregas para vigilância sem filmar, por exemplo, os vizinhos das casas autorizadas, é um desafio que a Amazon endereçou na patente. A edição das imagens durante ou após a filmagem é uma solução, outra passa por um sensor que impossibilita o drone de captar mais casas além da(s) permitida(s).

A patente não significa que a tecnologia seja posta em prática. Apesar de a Amazon ter tomado este passo, a comercialização da Vigilância como um Serviço é independente deste processo.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.