Quase todas as violações de cloud são responsabilidade de um humano

90% das violações de segurança a plataformas cloud são feitas através de engenharia social. O erro humano continua a ser a principal causa de violações de segurança em cloud

Quase todas as violações de cloud são responsabilidade de um humano

Um relatório da Kaspersky Lab revela que a principal razão de violações a plataformas cloud são os humanos que sofrem ataques de engenharia social.

Problemas de segurança associados às equipas não são uma novidade. Há quatro anos, em 2015, por exemplo, o erro humano foi identificado como a principal causa de perda de dados para empresas no Reino Unido, segundo um estudo da Databarracks.

O estudo da Kaspersky Lab sobre violações corporativas descobriu que os fornecedores de cloud não são a causa da maioria das violações, apesar de qualquer outra perceção.

Embora os fornecedores de serviços de cloud sejam muitas das vezes considerados como responsáveis pela segurança dos dados armazenados nas suas plataformas cloud, geralmente é responsabilidade da equipa da empresa quando ocorrem violações.

A Kaspersky Lab descobriu que cerca de 90% de todas as violações de dados corporativas na cloud ocorrem devido a técnicas de engenharia social direcionadas à equipa de clientes, não devido a problemas causados pelo fornecedor do serviço cloud.

O estudo revela, também, que pelo menos um terço das pequenas e médias empresas (35%) estão preocupadas com incidentes que afetam a infraestrutura de IT hospedada por terceiros.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.