Outubro é o Mês Europeu da Cibersegurança

Ciber higiene e tecnologias emergentes são os dois temas que vão estar em destaque durante o Mês Europeu da Cibersegurança, que se realiza em outubro

Outubro é o Mês Europeu da Cibersegurança

Ciber Higiene e Tecnologias Emergentes são as duas temáticas que vão servir de contexto para as iniciativas a decorrer no âmbito do Mês Europeu da Cibersegurança (European Cyber Security Month - ECSM), já a partir do dia 1 de outubro. Trata-se de uma iniciativa anual que decorre por toda a Europa e promove a cibersegurança e todas as suas vertentes.

A 7.ª edição, organizada em parceria com a Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação (ENISA) e a Comissão Europeia, conta com a participação de diversos parceiros, tais como, autoridades locais, governos, universidades, ONG, associações profissionais, entre outras, por toda a Europa.

Este ano, à semelhança dos anos anteriores, o mote para as comemorações do Mês visa implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço. Desta forma, esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar não só os cidadãos e as empresas para os comportamentos que devem ter no que respeita à segurança online, prevenindo eventuais ameaças decorrentes da utilização do ciberespaço, como também, uma abordagem sobre as Tecnologias Emergentes. Tendo em conta esta temática, estamos a falar do aparecimento das novas tecnologias, que trazem consigo novos desafios de segurança, como por exemplo, a inteligência artificial, tecnologias quânticas ou as novas redes 5G, entre outros.

Recorde-se que decorrerão centenas de eventos e atividades distribuídas em 28 países europeus ao longo do próximo mês, desde Conferências, a Workshops ou Campanhas Online, sendo estes alguns dos formatos escolhidos para promover o mês da cibersegurança pelo país.

O Centro Nacional de Cibersegurança irá promover uma sessão de abertura do Mês, no próximo dia 1 de outubro, em parceria com a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD). Esta sessão irá contar com a participação de especialistas de várias áreas, que apresentarão várias perspetivas sobre os temas em foco: “Ciber Higiene” e “Tecnologias Emergentes”, sendo que serão também lançados, nesta ocasião, Instrumentos de Capacitação para as organizações, em especial as PME.

Ao longo do mês, serão igualmente promovidas diversas Sessões de Sensibilização sob os temas mencionados, que percorrerão norte e sul do país, entre elas, Lisboa, Porto, Braga, Setúbal, Oeiras, Santarém, Guimarães, Vila Real, Açores, entre outros.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.