Milhares de passwords do Facebook expostas

O Facebook admitiu ter deixado escapar milhões de passwords de acesso ao à rede social e ao Instagram, que estariam guardadas num ficheiro em formato em texto e acessível a mais de 20 mil funcionários

Milhares de passwords do Facebook expostas

Apesar de a empresa afirmar que os  principais afetados foram os utilizadores da aplicação Facebook Lite, uma versão mobile da app que recorre a menos capacidade de processamento e utiliza menos dados de Internet, mais contas poderão ter sido afetadas. 

Deste modo, poderá ser recomendável que os utilizadores do Facebook atualizem a sua palavra-passe. É ainda aconselhável o recurso à autenticação multifatorial, para uma proteção mais eficaz. Com este tipo de autenticação, a password sozinha não será suficiente para os cibercriminos atacarem as contas dos utilizadores. 

Para John Shier, Senior Security Advisor da Sophos, “Apesar de todas os outros problemas que o Facebook tem tido no que diz respeito à privacidade e à segurança, este incidente é um pouco diferente. Os dados de autenticação são algo que o Facebook lida de forma bastante séria e onde implementou vários mecanismos, tanto externos como internos, para assegurar que as credenciais do utilizador estão salvaguardadas. Embora os detalhes deste incidente ainda estejam a surgir, é provavelmente um erro de programação acidental que levou à exploração de credenciais de texto. Dito isto, nunca deveria ter acontecido e o Facebook precisa de assegurar que nenhuma autenticação ou dados dos utilizadores foram comprometidos como resultados deste erro. Isto é também outro alerta para as pessoas que continuam a reutilizar passwords ou a utilizar passwords fracas, que devem alterar a sua senha do Facebook para algo mais forte e único e ativarem a autenticação de dois fatores"

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.