IA generativa pode levantar “sério desafio” à governance e regulação, alerta regulador chinês

Tal como outros países como o Reino Unido, os EUA e a União Europeia, a China está já a desenvolver regulamentações sobre estas novas tecnologias

IA generativa pode levantar “sério desafio” à governance e regulação, alerta regulador chinês

As ferramentas de inteligência artificial generativas como o ChatGPT podem representar um “sério desafio” tem termos de governance, regulação e mercado de trabalho na China.

As conclusões constam do novo relatório do órgão regulador chinês, a Cyberspace Administration of China (CAC).

A China está já em campo a desenvolver regulamentações ao nível da IA, tal como outros países como é o caso do Reino Unido, dos EUA e do bloco europeu.

O ChatGPT, recorde-se, não está disponível na China, mas várias empresas nacionais implantaram versões teste das suas próprias tecnologias semelhantes.

O relatório do regulador aponta para uma “degeneração de valores”, com origem na adoção aleatória da IA generativa e de outras tecnologias como a Web3 e a computação quântica.

O CAC emitiu em abril passado um projeto para a regulamentação da prestação de serviços de IA generativa na China, com foco para as medidas a tomar para evitar conteúdo discriminatório, informações falsas ou conteúdo que coloque em causa a propriedade intelectual ou até a privacidade ao nível pessoal.

As cadeias de abastecimento podem também ser um alvo, uma vez que o documento alerta para a “batalha” existente sobre tecnologias essenciais, como é o caso da produção de chips de computadores nos EUA e na China.

O relatório conclui que o governo chinês continua preocupado com os potenciais riscos destas inovações, reconhecendo, no entanto, a necessidade de aproveitar também as oportunidades que surgem destas tecnologias avançadas.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.