IA e machine learning ajudam a melhorar segurança empresarial

Um novo relatório indica que os peritos estão a integrar a inteligência artificial nos planos de segurança empresarial, mas a tendência ainda está longe de ser adotada de forma massiva

IA e machine learning ajudam a melhorar segurança empresarial

Com o avanço da digitalização e um aumento da sofisticação das estratégias dos cibercriminosos, as organizações estão a enfrentar diversas dificuldades para garantir a segurança dos seus dados e aplicações. Perante os riscos crescentes, os especialistas em cibersegurança estão a recorrer à Inteligência Artificial (IA) para implementar ferramentas automatizadas, que permitam melhorar a proteção, identificando de forma automática as ameaças e libertando os peritos para se concentrarem em problemas mais complexos. 

Contudo, os peritos dizem que a aplicação massiva de IA no campo da cibersegurança empresarial é uma tendência que ainda está longe de ser cumprida. Nesse sentido, a DXC Technology apresentou um estudo conduzido pela Harvard Business Review Analytic Services – Cybersecurity in the Era of Intelligence and an Expanding Attack Surface – que reflete a preocupação no que diz respeito à cibersegurança empresarial e os esforços que as organizações fazem para proteger os dados e sistemas. 

Tendo por base o testemunho de 332 executivos a nível global, o estudo destaca que 52% das empresas consideram como um problema de segurança elevado ou muito elevado a incapacidade de detetar e prevenir o roubo de dados e 49% está muito preocupado com a falta de segurança das redes e software. Além disso, outros 49% alertam para os riscos derivados da expansão da superfície de ataque como resultado da maior expansão e complexidade de IT que o trabalho remoto implica.

Apesar das empresas terem consciência dos problemas, têm dificuldade em lidar com a segurança no contexto tecnológico atual. Apenas 34% dos inquiridos dizem que a sua organização é capaz de avaliar os riscos e construir novas medidas de segurança à medida que expandem as iniciativas de recolha de dados. 

Neste contexto, a inteligência artificial, a machine learning e a automação são apresentadas como as tecnologias com mais potencial para melhorar a cibersegurança empresarial. A aplicação destas tecnologias à proteção pode permitir identificar mais rapidamente possíveis ameaças e violações da segurança, bem como melhorar a tomada de decisões. 

O relatório indica que para 72% dos executivos, a análise de dados é muito importante para as operações na organização, mas apenas 61% considera a tecnologia importante para as suas operações de segurança. Enquanto isso, 53% diz que a automação é muito importante para as suas operações comerciais e 52% para as suas operações de segurança. Todavia, apenas 28% considera a IA e machine learning muito importantes para as suas operações comerciais e 34% para as suas operações de segurança.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.