Branded Content

Fábulas de fraudes nas empresas portuguesas: a compra de equipamento eletrónico

O Jorge trabalha no departamento comercial da empresa Alameda Informática SA, uma empresa que se dedica ao comércio de computadores portáteis, tablets e telemóveis.

Fábulas de fraudes nas empresas portuguesas: a compra de equipamento eletrónico

Num determinado dia, o Jorge recebe um e-mail de patrick.west@art-equipments.org Patrick West, Director de Compras da multinacional Art Equipments, com uma ordem de compra de telemóveis de última geração, no valor de 175 mil euros. Depois de várias trocas de e-mail e telefonemas, o Jorge, todo contente, acerta a data de entrega no armazém da Art Equipments, nos arredores de Londres.

O equipamento é entregue. O pagamento nunca será recebido, resultando num prejuízo avultado para a Alameda Informática SA. Mas afinal o que se passou? A Alameda Informática SA conseguiu perceber, no histórico de e-mails, que o e-mail original era legítimo, mas vinha de um endereço de e-mail muito similar ao original, mas a diferença está no domínio original da empresa ser art-equipments.com, e não art-equipments.org. Toda a imagem era igual, incluindo o site art-equipments.org era uma cópia do site original art-equipments.com. O armazém era um armazém alugado apenas para um dia. Colaboradores com t-shirts e bonés da Art
Equipments receberam a mercadoria, e prontamente a carregaram noutro
camião, desaparecendo para sempre.

Casos como este estão a acontecer com regularidade nas empresas portuguesas. Quase sempre é utilizada a engenharia social, uma forma de manipular os utilizadores a tomarem ações que levam a estas fraudes e outras atividades ilícitas. Mas então, o que fazer? Em qualquer estratégia de proteção das empresas contra este tipo de ameaças, os colaboradores têm de ser devidamente e regularmente sensibilizados, as tecnologias devem proteger de forma continua o perímetro e sistemas da empresa, e devem existir processos que permitam rapidamente identificar, e mitigar este tipo de ameaças. É neste equilíbrio de forças que as empresas conseguirão proteger a sua marca, o negócio, e as pessoas.

 

Nota: Todos os nomes são fictícios, não existindo nenhuma associação a qualquer empresa existente ou a existir será coincidência.

 

Branded Content co-produzido pela Medianext para a Claranet

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 19 Maio 2019

IT INSIGHT Nº 19 Maio 2019

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.