O Jorge trabalha no departamento comercial da empresa Alameda Informática SA, uma empresa que se dedica ao comércio de computadores portáteis, tablets e telemóveis.
Num determinado dia, o Jorge recebe um e-mail de [email protected] Patrick West, Director de Compras da multinacional Art Equipments, com uma ordem de compra de telemóveis de última geração, no valor de 175 mil euros. Depois de várias trocas de e-mail e telefonemas, o Jorge, todo contente, acerta a data de entrega no armazém da Art Equipments, nos arredores de Londres.
Casos como este estão a acontecer com regularidade nas empresas portuguesas. Quase sempre é utilizada a engenharia social, uma forma de manipular os utilizadores a tomarem ações que levam a estas fraudes e outras atividades ilícitas. Mas então, o que fazer? Em qualquer estratégia de proteção das empresas contra este tipo de ameaças, os colaboradores têm de ser devidamente e regularmente sensibilizados, as tecnologias devem proteger de forma continua o perímetro e sistemas da empresa, e devem existir processos que permitam rapidamente identificar, e mitigar este tipo de ameaças. É neste equilíbrio de forças que as empresas conseguirão proteger a sua marca, o negócio, e as pessoas.
Nota: Todos os nomes são fictícios, não existindo nenhuma associação a qualquer empresa existente ou a existir será coincidência.
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