EUA vendem à Huawei se segurança nacional for protegida

O presidente dos Estados Unidos já tinha dito, após a cimeira do G20, que os EUA iriam permitir que empresas nacionais vendessem à Huawei. O Departamento do Comércio confirmou essa possibilidade, mas com limitações

EUA vendem à Huawei se segurança nacional for protegida

Os Estados Unidos vão dar licenças às empresas americanas que queiram vender à chinesa Huawei, mas apenas se for possível garantir a segurança nacional. Esta tomada de posição foi tornada pública pelo secretário do Departamento do Comércio Wilbur Ross, que é citado pela agência Reuters.

A decisão é uma resposta às empresas americanas que estão preocupadas com o desenvolvimento comercial do 5G e o papel da Huawei no processo, bem como outros negócios com a chinesa que foram suspensos ou ficam em risco pelo ‘ban’ americano.

A Huawei vai continuar na “Entity List” americana, a ‘lista negra’ que nomeia as empresas com quem os americanos não deverão ter contactos comerciais, e isso implica que empresas só possam vender à China com licenças especiais.

Wilbur Ross referiu que as licenças seriam muito provavelmente negadas, na maioria dos casos, mas deixou abertura para a aprovação daquelas que cumprirem os requisitos de “não serem uma ameaça para a segurança nacional dos EUA”.

Dirigindo-se às firmas americanas, o secretário do Departamento do Comércio norte-americano afirmou que “o setor privado deve agir com responsabilidade e proteger as tecnologias que tenham ramificações de segurança nacional”, devendo não pensar apenas no lucro que poderá ser obtido através do negócio com a China.

O Departamento do Comércio vai lançar uma “regra interina” em outubro de forma a implementar a ordem executiva de Trump.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.