Escolas são um dos principais alvos dos cibercriminosos

Com a implementação do ensino à distância, os estabelecimentos de ensino tornaram-se num dos alvos fáceis para os cibercriminosos, uma vez que apenas 18% das escolas têm um profissional de cibersegurança a tempo inteiro

Escolas são um dos principais alvos dos cibercriminosos

Como resultado da situação decorrente da pandemia COVID-19, a atividade docente sofreu mudanças consideráveis na forma como atua. O encerramento de escolas afetou mais de 1,5 milhões de alunos em todo o mundo, e a educação à distância abriu as redes escolares a um maior número de aplicações baseadas na cloud e dispositivos móveis conectados, criando uma explosão sem precedentes de pontos de exposição, tornando as escolas um dos principais alvos dos cibercriminosos.

Além disso, 22% das escolas não sabem como os direitos de acesso são concedidos, 24% admitiu conceder direitos de acesso direto a qualquer aplicação, e apenas 18% têm um profissional de cibersegurança a tempo inteiro.

De acordo com um estudo da SonicWall, não só estão em causa ataques avançados como o ransomware, como também a proteção contra situações como o ciberbullying ou o aliciamento.

Além disso, a divulgação não autorizada e o roubo de registos de estudantes, ciberataques que afetam operações e dados dos estudantes, e phishing são três grandes ameaças a evitar.

Posto isto, a cibersegurança tornou-se uma das prioridade das escolas, bem como o cumprimento de regulamentos específicos no sector da educação. "Os administradores de IT precisam de formas cada vez mais eficazes de otimizar o seu trabalho e aumentar o nível de segurança", explica Sergio Martínez, country manager da Sonicwall para a Ibéria.

Para satisfazer estas necessidades, os gestores de IT precisam de firewalls de próxima geração altamente fiáveis que podem não só escalar para suportar um grande número de dispositivos e conexões encriptadas simultaneamente, mas também ser capaz de digitalizar ameaças sem comprometer o seu desempenho.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.