Documentos enviados pela NATO para Portugal à venda na dark web

Suspeitas recaem numa alegada quebra de segurança nos computadores do Estado-Maior-General das Forças Armadas, das secretas militares e da Direção Geral de Recursos de Defesa Nacional.

Documentos enviados pela NATO para Portugal à venda na dark web

Um conjunto de documentos considerados secretos e confidenciais enviados pela NATO a Portugal foram colocados à venda na dark web.

Segundo avança o Diário de Notícias, que cita fontes ligadas ao caso, a situação foi já considerada de “extrema gravidade”. “Foi um ciberataque prolongado no tempo e indetetável”, indicou o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), citado pelo mesmo órgão de comunicação social.

As suspeitas recaem numa alegada quebra de segurança nos computadores do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), assim como nas secretas militares (CISMIL) e da Direção Geral de Recursos de Defesa Nacional

O ciberataque chegou ao conhecimento do primeiro-ministro português, António Costa, através dos Serviços de Informação norte-americanos. De acordo com o jornal, terá sido a inteligência norte-americana a detetar os documentos classificados na Internet.

Membros do governo português deverão deslocar-se ao quartel-general da NATO, em Bruxelas, já na próxima semana, para uma reunião de alto nível na NATO Office of Security e com a presença do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, que detém a tutela do Gabinete Nacional de Segurança, e o próprio diretor-geral do mesmo, vice-almirante Gameiro Marques.

Em declarações à CNN Portugal, Hugo Costeira, do Observatório de Segurança Interna, defende que o caso “tem de ser analisado com grande cautela e tem que ser evitada de certa forma a exposição pública dos assuntos que terão sido expostos”. Hugo Costeira considera que Portugal “está a perder a corrida nos últimos anos para se autopreservar em termos de cibersegurança”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.