“Detox digital” é a nova tendência para 2020

Segundo um estudo realizado pela Kaspersky, mais de 40% dos utilizadores querem mudar o seu estilo de vida digital, tornando-o mais “cyber-savvy”. A grande maioria tem como objetivo reduzir o tempo que passa online

“Detox digital” é a nova tendência para 2020

A Kaspersky realizou um inquérito online a dois mil cidadãos europeus com mais de 18 anos e com quotas de representatividade para género, idade e região, conduzido pela Arlington Research, em dezembro de 2019, e concluiu que o roubo de palavras-passe aumentou 60% em comparação a 2018 e o roubo de credenciais de login também continua a aumentar, principalmente em sites online de conteúdos para adultos, onde o crescimento foi mais de 100%.

Mais de metade dos inquiridos consideram que é impossível ter uma privacidade total e um em três utilizadores revelam não ter a certeza de como podem proteger totalmente a sua privacidade online.

O estudo revelou que os indivíduos querem atingir standards elevados no seu comportamento online, garantindo assim a sua saúde e privacidade online. Os utilizadores garantem ainda que vão começar a utilizar palavras-passe mais fortes e reduzir os níveis de “cyber stress”.

Quando questionados sobre resoluções digitais para 2020, ou seja, medidas que ajudam na proteção da privacidade digital, 42,3% tem como objetivo mudar o seu comportamento digital e ter um estilo de vida mais “cyber-savvy”.

O inquérito revelou que existem várias áreas que os indivíduos desejam melhorar, como reduzir o tempo que passam ao ecrã (29,1%), não adormecer perto do smartphone (18,3%). Um quarto dos inquiridos escolheu fazer mais backups e limpezas ao seu computador regularmente e 11,2% admitem querer eliminar amigos do Facebook que nunca conheceram. Estes resultados mostram que o “detox digital” está a crescer.

O nosso objetivo na Kaspersky é proteger os utilizadores de todos os tipos de ameaças online à sua vida privada e ajudar as pessoas a tirar o melhor partido da sua vida digital, longe do medo de possíveis ameaças. Para ajudar os consumidores e tornar o ano de 2020 o ano mais seguro online, encorajamos as pessoas a desafiar os seus amigos e quem mais gostam a fazer resoluções digitais que possam servir de apoio à sua privacidade online”, é o conselho dado por David Emm, investigador principal de segurança da Kaspersky.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.