Security

Confiança Zero

Zero trust é uma das buzzwords mais utilizadas nos últimos anos na cibersegurança; nunca confiar e verificar sempre deve ser o início das estratégias de segurança das organizações.

Confiança Zero

O conceito não é novo, mas foi nos últimos anos que se tornou numa tendência. A Forrester Research indica que “estamos nos primeiros passos de uma nova revolução tecnológica, com métodos mais inventivos para capitalizar informações” e conseguir avançar com os objetivos das organizações.

No entanto, refere a consultora, “operar em zero trust significa que a segurança por definição [security by design] não é uma reunião ou uma apresentação, mas um modelo do dia-a- -dia para proteger” as empresas e os seus objetivos.

O que é

Zero trust não é um produto ou um serviço que se possa adquirir; é um conceito que deve ser implementado na cibersegurança. Este modelo protege os dados ao limitar o acesso aos mesmos.

Com esta política, a organização não confia automaticamente em alguém ou algo, esteja ou não dentro do perímetro da rede; em vez disso, requer verificação para todas as pessoas, dispositivos e contas que tentam conectar-se às aplicações ou sistemas da organização antes de dar o acesso em si.

As frameworks zero trust incluem várias tecnologias que já eram utilizadas em grande escala pelas organizações para proteger os seus dados. No entanto, o zero trust representa o eixo central claro de como se deve pensar na defesa e na cibersegurança de uma empresa.

Em vez de se defender apenas um perímetro empresarial abundantemente utilizado, a abordagem zero trust move esse perímetro para todas as redes, sistemas, utilizadores e dispositivos dentro e fora da organização.

Esta política só pode ser posta em prática recorrendo a identidades fortes, a autenticação de múltiplos fatores, a endpoints de confiança, à segmentação da rede, a controlos de acesso e ao acesso a dados e sistemas sensíveis de forma compartimentada e regulada a cada utilizador.

Como adotar 

Construir e utilizar uma framework zero trust não significa uma transformação tecnológica completa.

O primeiro passo é, necessariamente, definir a superfície a proteger. Com uma política zero trust, é necessário focar-se nos dados, nas aplicações, nos assets e nos serviços mais valiosos para a organização.

Uma organização pode necessitar de proteger, por exemplo, informação de pagamentos ou de saúde, propriedade intelectual, informação pessoal identificável, aplicações, controlos SCADA, terminais POS ou equipamento médico.

Depois de definida a área a proteger, devem mover-se os controlos para o mais próximo possível, criando um microperímetro com políticas que são limitadas, precisas e percetíveis.

Também é necessário perceber a maneira como o tráfego se move através de uma rede, uma vez que é isso que vai determinar como a rede deve ser protegida. Saber como é que os vários recursos interagem permite aplicar os controlos adequados, para além de fornecer um contexto importante para garantir que a cibersegurança da organização é ideal e conta com o mínimo de tempo de interrupção possível tanto para os utilizadores como para as operações.

A arquitetura é construída à volta da superfície protegida. Depois de definida a superfície e de mapear o tráfego da rede, é possível mapear a arquitetura zero trust e começar por uma firewall de próxima geração. Esta firewall vai funcionar como um gateway de segmentação para criar um microperímetro à volta da superfície a proteger, sendo possível criar novas camadas de inspeção e controlo.

Depois, é preciso criar políticas para determinar o acesso. É necessário conhecer os utilizadores, a que aplicações precisam de aceder, porque precisam de aceder a tais aplicações, como tencionam conectar-se e que controlos podem ser utilizados para assegurar o acesso.

O último passo inclui rever todos os logs, sejam internos ou externos, e focar-se nos aspetos operacionais do modelo. Uma vez que o zero trust é um processo repetitivo, examinar o registo do tráfego fornece informações valiosas sobre como é possível proteger a superfície ao longo do tempo. 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.