“Ciber insegurança” é uma das preocupações dos líderes mundiais

Fórum Económico Mundial lançou o Global Risks Report 2024 e a tecnologia, principalmente a cibersegurança, volta a estar no topo da lista das principais preocupações

“Ciber insegurança” é uma das preocupações dos líderes mundiais

Com base em quase duas décadas de dados originais sobre a perceção de riscos, o “Global Risks Report 2024” do Fórum Económico Mundial alerta para um cenário de riscos globais no qual os progressos no desenvolvimento humano estão a ser lentamente reduzidos, deixando os Estados e os indivíduos vulneráveis a riscos novos e ressurgentes. Num contexto de mudanças sistémicas na dinâmica do poder global, no clima, na tecnologia e na demografia, os riscos globais estão a levar ao limite a capacidade de adaptação do mundo.

Estas são as conclusões do “Global Risks Report 2024”, publicado esta semana, que defende que a cooperação em questões globais urgentes poderá ser cada vez mais escassa, exigindo novas abordagens para responder aos riscos. Dois terços dos especialistas mundiais preveem que, na próxima década, será desenvolvida uma ordem multipolar ou fragmentada, na qual as médias e grandes potências se confrontam e estabelecem – mas também impõem – novas regras e normas.

O relatório, produzido em parceria com o Zurich Insurance Group e a Marsh McLennan, baseia-se nas opiniões de mais de 1.400 especialistas em riscos globais, decisores políticos e líderes da indústria inquiridos em setembro de 2023. Os resultados destacam uma perspetiva predominantemente negativa para o mundo a curto prazo, que deverá piorar a longo prazo. Enquanto 30% dos especialistas mundiais preveem uma maior probabilidade de ocorrência de catástrofes a nível mundial nos próximos dois anos, quase dois terços preveem o mesmo nos próximos dez anos.

Uma ordem global instável caracterizada por narrativas polarizadoras e insegurança, o agravamento do impacto dos fenómenos climáticos extremos e a incerteza económica estão a causar a propagação de riscos acelerados – incluindo a desinformação e a informação falsa”, afirma Saadia Zahidi, Managing Director do Fórum Económico Mundial. “Os líderes mundiais devem unir-se para responder às crises de curto prazo, bem como lançar as bases para um futuro mais resiliente, sustentável e inclusivo”.

As preocupações com uma crise persistente do custo de vida e os riscos interligados de desinformação e informação falsa impulsionados pela inteligência artificial (IA), bem como a polarização social, dominam as perspetivas de riscos para 2024. A relação entre a informação falsa e a agitação social ocupará uma posição central nas eleições em várias economias importantes que deverão ter lugar nos próximos dois anos. Os conflitos armados interestaduais são uma das cinco principais preocupações para os próximos dois anos. Com vários conflitos em curso, as tensões geopolíticas subjacentes e o risco de erosão da resiliência social estão a criar um contágio de conflitos.

Riscos a dois anos:

  1. Desinformação e informação falsa;
  2. Eventos climáticos extremos;
  3. Polarização social;
  4. Insegurança cibernética;
  5. Conflitos armados interestaduais;
  6. Falta de oportunidades económicas;
  7. Inflação;
  8. Migração involuntária;
  9. Recessão económica;
  10. Poluição.

Riscos a dez anos:

  1. Eventos climáticos extremos;
  2. Alterações críticas nos sistemas terrestres;
  3. Perda de biodiversidade e colapso dos ecossistemas;
  4. Escassez de recursos naturais;
  5. Desinformação e informação falsa;
  6. Resultados adversos das tecnologias de Inteligência Artificial;
  7. Migração involuntária;
  8. Insegurança cibernética;
  9. Polarização social;
  10. Poluição.
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.