Que perguntas se devem fazer antes de se mudar de solução de backup

Que perguntas se devem fazer antes de se mudar de solução de backup

Por vezes, chega um momento em que as empresas começam a ponderar mudar de solução de backup. Isto pode acontecer por se terem adicionado contentores ou Kubernetes (ou K8s) às workloads, em resposta à estratégia cloud adotada, para cumprir os novos regulamentos ou por vários outros motivos. De facto, a Gartner prevê que "até 2022, 40% das organizações substituirão as suas aplicações de backup fase ao que implementaram no início de 2018"

Mas que questões deve uma organização colocar para garantir que a solução de backup escolhida funcione no futuro?

Permite gerir todos os dados? A gestão de vários produtos de backup e de recuperação em silos dispersos é uma perda de tempo e de recursos. Além disso, significa que o acesso unificado aos dados não é possível para processos críticos de governação, de eDiscovery ou de transformação digital. As tarefas de pesquisa devem ser realizadas separadamente e integradas posteriormente, ou executadas em volumes de dados limitados. Por esse motivo, é essencial gerir todos os dados, independentemente da sua localização (on-premise, ambientes multi-cloud, ambientes virtualizados, ambientes físicos, aplicações, contentores, etc.). Assim como o é a capacidade de restaurar dados rapidamente e onde quer que seja preciso.

É simples? O dia tem um número limitado de horas e o cenário das TI é cada vez mais complexo e exige mais dedicação. Portanto, é necessária uma solução que possa simplificar e racionalizar essa complexidade. Encontre soluções que ofereçam opções de implementação simples e automatizadas, uma interface de utilização intuitiva e a capacidade de definir facilmente SLAs. Da compra inicial até à gestão contínua de suporte e manutenção, o software de backup e recuperação deve simplificar os processos, não adicionar mais complexidade.

É flexível? É importante saber que a solução escolhida permitirá fazer o que a sua empresa realmente precisa. Por exemplo, qualquer decisão ou configuração de políticas, retenção ou comportamento pode ser alterada, se necessário, a qualquer momento. Hoje, a evolução do ambiente de TI é tão rápida que é preciso ter em consideração que provavelmente haverá mudanças num curto período de tempo, pelo que a solução de backup deve ser flexível o suficiente para se adaptar.

É “à prova do futuro”? Os requisitos tecnológicos, tal como os requisitos de negócios, mudam a toda a velocidade. As necessidades de proteção dos dados de uma organização provavelmente não são hoje as mesmas que serão daqui a três anos. Pode ser difícil prever o que um ambiente precisará nos próximos anos, mas pode optar por uma solução de backup e recuperação que esteja sempre um passo à frente. Isto garantirá a agilidade necessária para mover facilmente os dados da empresa ou adotar novas infraestruturas à medida que os objetivos do negócio mudam.

Qual é o modelo de custo mais adequado à minha empresa? Os custos reais de uma solução nem sempre são percetíveis à primeira vista. É preciso estudar todos os elementos financeiros relacionados com cada solução que esteja a ser considerada. Que novos elementos são necessários para manter a solução atual viável? Será necessário algum outro produto? Hardware específico? Licenças adicionais? É importante ter uma imagem completa ao analisar os custos derivados de permanecer com a solução existente ou avaliar uma nova. Hoje, existem muitas opções de produtos e soluções no mercado, pelo que é importante pesquisar e avaliar qual é o melhor para o negócio e para as contas da organização.

 

por Iván Abad, Diretor Técnico da Commvault

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