Outra virtualização: desta vez, a da escrita

Start

Outra virtualização: desta vez, a da escrita

Durante o evento Ignite, que se realizou em setembro, a Microsoft anunciou um licenciamento exclusivo do modelo GPT-3 da OpenAI, empresa fundada sob os auspícios de Elon Musk.

O ano passado, a Microsoft investiu mil milhões de euros para se tornar o parceiro exclusivo da OpenAI na cloud. Já em maio deste ano, a companhia anunciou um dos supercomputadores mais poderosos do mundo, construído à medida na infraestrutura do Azure, para treinar os modelos de IA da OpenAI. No anúncio agora efetuado, a Microsoft terá acesso à tecnologia para seu próprio uso e para os seus clientes.

A OpenAI lançou o GPT-3 há poucos meses, para um grupo limitado de utilizadores, mas as capacidades da plataforma têm vindo a gerar um interesse generalizado. Trata-se do maior modelo linguístico alguma vez treinado, e é capaz não só de tarefas correntes como a auto-geração de correspondência comercial, mas também de tarefas criativas ou técnicas. Em termos de cenários, aqueles que podem ser endereçados são ajuda direta à criatividade humana em áreas como a escrita e composição, descrição e resumo de grandes blocos de dados de forma longa (incluindo código) ou conversão de linguagem natural para outra língua.

De facto, o código é tão poderoso que a OpenAI inicialmente se recusou a publicar os seus resultados de investigação sobre o anterior modelo GPT-2 por receio deste poder ser usado abusivamente para escrever notícias falsas.

Na busca dos novos paradigmas de processos de negócio sustentados em dados, este é dos mais revolucionários, uma vez que endereça a única faceta humana que sempre se disse que estaria fora do alcance dos computadores: a criatividade. Não nos admiremos que a caixa de Pandora tenha sido aberta e que esta – a que potencia a criatividade - se torne, depressa, uma das áreas mais procuradas dos sistemas de informação atuais. 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.